O Governo de Goiás prevê, para 2025, a entrega de obras significativas no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. As intervenções fazem parte do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). As reformas de 19 plataformas e seis terminais do Eixo Anhanguera devem ser concluídas até dezembro.
O pacote de melhorias soma R$ 1,7 bilhão em investimentos. Atualmente, os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em obras. Os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também receberão melhorias a partir dos próximos meses.
10 Estações reinauguradas
As dez estações do Eixo que serão reinauguradas são:
- Botafogo,
- Iquego,
- Anicuns,
- Vila Morais,
- HGG,
- José Hermano,
- Ruas 7 e 8 (Setor Central),
- Capuava
- e Cascavel.
Em 2024, nove estações já tinham sido totalmente revitalizadas:
- Anhanguera,
- Campinas,
- Hemocentro,
- Lago das Rosas,
- Vila Bandeirantes,
- Rua 20 (Mercado Central),
- Universitária,
- Palmito
- e Jóquei Clube.
De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o novo modelo de transporte público, inspirado nas grandes cidades europeias e baseado na sustentabilidade, será referência nacional e internacional.
“Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade que proporcione dignidade ao cidadão”, afirma.
Renovação da frota
Outro destaque é a renovação da frota do transporte público, com a aquisição de mais de 1,5 mil veículos novos, todos equipados com ar-condicionado. Desse eles, 190 são elétricos.
Em 2025, serão entregues 151 ônibus super padron movidos a diesel com menor emissão de poluentes, e 49 elétricos. Em 2024, foram entregues 14 ônibus elétricos, 132 ônibus convencionais e 50 veículos super padron com tecnologia Euro VI.
Pontos de ônibus
O Projeto Nova RMTC também prevê melhorias nos cerca de 7 mil pontos de ônibus que compõem o sistema de transporte da Região Metropolitana. Em 2024, mais de 5 mil pontos foram construídos, reformados ou mantidos, e 1.720 receberam sinalização com placas de identificação.
Relacionadas
Bebê é sequestrada por falsa agente de saúde em Curitiba
Síndrome respiratória grave segue em queda nas últimas seis semanas
Trump concede perdão para 23 cristãos processados pela administração Biden por orarem do lado de fora de clínica de aborto