O Ministério da Agricultura e Pecuária decretou estado de emergência zoosanitária após a descoberta de novos casos de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no país. No total, cinco ocorrências da doença foram registradas em aves silvestres no Espírito Santo e no Estado do Rio. Dois possíveis casos em humanos estão em análise. A principal ação recomendada no momento do ponto de vista de saúde pública é a vigilância e controle dos animais infectados. Para a população, a médica Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), recomenda não ter contato próximo com aves selvagens, como pássaros ou patos, e domésticas, como aquelas em galinheiros.
Gripe aviária: SBIm recomenda que população fique longe de aves silvestres




Relacionadas
GCM de Aparecida de Goiânia recaptura três foragidos da Justiça em menos de 24 horas
GDF na Sua Porta acelera obras e aproxima serviços da população do Paranoá
DF: Cras Móvel leva atendimento a trabalhadores de materiais recicláveis na Estrutural