Jovem de 20 anos, com doença renal crônica, recebeu um rim da mãe e passa bem, após cirurgia realizada na unidade do Governo de Goiás
Foi um sucesso o primeiro transplante renal intervivos realizado em 2023 pelo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). Rodrigo Filho, de 20 anos, recebeu um rim da mãe, Beatriz Soares Barbosa, 45 anos. Ambos já se encontram em recuperação. O transplante intervivos acontece quando o doador é parente do receptor, maior de idade e possui compatibilidade para a doação.
“É maravilhoso dar uma vida melhor para ele”, disse Beatriz, esperançosa, ao lado do filho, antes de entrarem para o centro cirúrgico, na manhã desta quarta-feira (15/2).
A mãe expressava também a confiança no encerramento de uma batalha que já durava algum tempo – e muito sacrifícios.
“Como ele tem outros problemas de saúde, era preciso organizar para fazer o transplante, agora tudo certo. É maravilhoso, é como dar a vida de novo para o filho”, comemorava. “Que ele tenha uma vida melhor”, desejou ainda.
Referência
O HGG é referência no serviço de transplante renal, implantado no ano de 2017. Desde então, a unidade de saúde já realizou 776 procedimentos, dos quais 725 deles envolvendo doador falecido e 51 intervivos. “Atualmente, Goiás conta com 314 pessoas aguardando um transplante renal”, informa a gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Katiúscia Freitas.



Relacionadas
16% dos brasileiros afirmam que país não vive em democracia
Daniel Vilela, Gustavo Gayer, Ronaldo e Gracinha Caiado comandam carreatas em favor de Flávio de Bolsonaro em Goiás
Copa Sesc traz corrida e concurso de fantasias em Goiânia