Nesta segunda-feira, 30 de dezembro, o céu será palco de um fenômeno raro: a Lua Negra, que ocorre quando duas Luas Novas acontecem dentro do mesmo mês. Este evento astronômico, além de raro, é marcado pela ausência total de luz visível da Lua, já que, durante a Lua Nova, o lado iluminado do satélite natural está voltado para o lado oposto à Terra. Isso faz com que a Lua Negra, embora invisível a olho nu, seja um marco importante no calendário astronômico.
Uma das principais características da Lua Negra é sua relação com o ciclo lunar, que dura cerca de 29,5 dias. Quando esse ciclo coincide com o calendário terrestre, que pode ter até 31 dias, há a possibilidade de duas Luas Novas ocorrerem no mesmo mês. Além disso, a Lua Negra só pode acontecer em meses com 30 ou 31 dias, sendo impossível em fevereiro. Este fenômeno ocorre aproximadamente a cada 32 meses, e a próxima Lua Negra está prevista apenas para maio de 2027, o que torna o evento deste ano ainda mais especial.
Embora a Lua Negra não provoque mudanças visíveis no céu, ela reforça o alinhamento preciso entre a Terra, o Sol e a Lua. Durante esse período, o satélite encontra-se exatamente entre o planeta e o Sol, o que bloqueia sua iluminação.
Fonte: Terra
Relacionadas
Chuvas paralisam circulação de ônibus e trens em Porto Alegre
Homem que morreu em explosão de Tesla era soldado do Exército dos EUA
Arrastão causa pânico durante virada do ano em praia de Guarujá