Na sexta-feira, o governo indiano anunciou que aumentará suas importações de petróleo russo, comprando suprimentos adicionais de energia da Rússia – com uma taxa de desconto especial. A compra inicial é de pelo menos 3 milhões de barris de petróleo.
Com base no preço de negociação de hoje em US$ 106 por barril, o preço com desconto de Moscou para Nova Delhi custará apenas US$ 85 por barril.
O que torna esta história explosiva é o fato de que este comércio bilateral será na forma de um esquema de troca ‘rupia-rublo’ – projetado para vencer as sanções do Ocidente contra a Rússia. O mecanismo sem dúvida provocará uma resposta feroz dos EUA e seus aliados.
A notícia de que a Rússia oferece taxas de desconto especiais para o petróleo em moedas nativas tem o potencial de não apenas abalar os mercados globais de petróleo, mas também os mercados de câmbio globais – sinalizando uma potencial demanda futura por rublos russos.
Este novo acordo de petróleo eurasiano é um forte lembrete de como o conflito na Ucrânia criou novas complicações para o governo Biden – que está rapidamente se encontrando em terreno instável devido ao golpe econômico no Ocidente de seu movimento para impor um bloqueio global sem precedentes à Comércio, finanças e cultura russos. Por meio de guerra econômica e sanções, os Estados Unidos e seus aliados prometeram “colapsar a economia russa” na esperança de que isso faça com que a população se levante e derrube o presidente Vladimir Putin. Até agora, não há sinais de que tal revolta esteja ocorrendo, nem as sanções estão alterando o cálculo da Rússia no campo de batalha na Ucrânia.
O governo Biden agora está lutando para encontrar uma maneira de interromper essa nova parceria inconveniente.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo