O Governo de Goiás acaba de lançar o Informe Pré-Safra Goiás – Ciclo 2023/2024. A publicação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e parceiros, e está disponível em PDF no site da secretaria.
O objetivo é subsidiar o agricultor goiano com informações sobre produção, clima, mercado, sanidade vegetal e assistência técnica. Os dados são contextualizados por análises, mapas e gráficos.
“As mudanças climáticas provocadas pela chegada do El Niño demandam uma atenção especial do setor produtivo para prevenir eventuais prejuízos. Percebendo essa necessidade de informação, decidimos criar um informe técnico para auxiliar o produtor rural goiano na tomada de decisões. O Informe Pré-Safra Goiás cumpre esta missão”, destaca o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.
Informe Pré-Safra Goiás
Um dos pontos abordados pelo informe é o prognóstico do impacto do El Niño no regime de chuvas nos meses de outubro, novembro e dezembro.
“A probabilidade é de que as chuvas fiquem abaixo da média histórica na região Centro-Norte de Goiás, enquanto no Sudoeste e Sul podem ficar ligeiramente acima da média”, explica o texto assinado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O boletim também traz análises sobre a evolução da produção de soja e milho em Goiás e sobre o comportamento dos preços das duas commodities.
“Para a soja, são esperados preços inferiores aos dos últimos anos. No entanto, a baixa no custo de produção deve preservar a rentabilidade do produtor. Para o milho, as expectativas não são diferentes”, alerta o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
A Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa destaca os principais fatores que devem nortear as decisões do produtor e chama atenção para a importância do seguro rural.
“Em meio às incertezas que pairam sobre a Safra 2023/2024, uma oportunidade de evitar prejuízos é a contratação do seguro rural, oferecido por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária”.
Além de Inmet e Ifag, o Informe Pré-Safra Goiás tem a parceria da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Jurisdicionados à Seapa, os órgãos defendem a importância da educação sanitária e da assistência técnica voltada ao produtor de soja e milho.
Acesse a íntegra em PDF do Informe Pré-Safra Goiás clicando aqui.
Relacionadas
Goiás tem menor taxa de desemprego em 11 anos
Rival de Elon Musk que Lula arrumou na China não oferece acesso a internet
Homem tenta sequestrar criança das mãos de babá; veja vídeo!