iPad caído derrubou helicóptero que combatia incêndios nos EUA

Um pequeno deslize acabou levando a uma tragédia com um helicóptero nos EUA, que estava em missão de combate à incêndio. O acidente aconteceu com uma aeronave Boeing CH-47 Chinook, de origem militar, mas operado por uma empresa civil, para combate a incêndios no estado do Idaho, no ano passado.

A aeronave estava reabastecendo seu cesto de água quando entrou num parafuso e caiu no Rio Salmão, ferindo gravemente os dois pilotos que morreram depois já no hospital.

Uma investigação foi aberta pela NTSB, que encontrou um iPad entre os destroços. Uma análise detalhada apontou que o aparelho estava preso entre os pedais da aeronave.

Os iPads são um equipamento padrão na aviação hoje, usados com aplicativos de suporte à navegação multi-função, com cartas, mapas, GPS, recursos para cálculo de performance e outras funções úteis.

Enquanto em aeronaves maiores ele fica fixo na estrutura da cabine ou numa ventosa grudada no para-brisa, num helicóptero, de cabine menor, os espaços são limitados. Nesse caso, os pilotos envolvidos no acidente acabaram deixando o dispositivo na perna, segundo os investigadores.

No entanto, o cinto que segurava o aparelho acabou fazendo ele se soltar e ele caiu entre os pedais do lado do copiloto. O aviador, inclusive, poderia ter tentado alcançar o iPad, mas devido à profundidade que ele estava, assim como o painel e o capacete impedindo de se abaixar mais, ele não conseguiu alcançá-lo.

O pior aconteceu quando o pedal foi movimentado e o iPad travou o mecanismo que é interligado entre os dois pilotos. Com isso, o pedal ficou travado numa posição e, como ele controla a direção do helicóptero, que no caso do Chinook são motores contra rotativos, os pilotos perderam o controle.

No ato seguinte, o CH-47 moveu-se para um lado e os pilotos não conseguiam corrigir a inclinação. Em seguida, o equipamento começou a fazer uma curva mais fechada, entrando em espiral e caindo no rio, como mostra o vídeo abaixo gravado por uma testemunha.

As informações são da NTSB, órgão responsável pela investigação, que teve apenas seu relatório preliminar divulgado hoje, e outros detalhes serão feitos no relatório final.

Fonte: Aeroin