O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, assim como a tabela FIPE usada na avaliação dos carros usados para cálculo do imposto, foram apresentados nesta quinta-feira (19/12) pela Secretaria da Economia à imprensa.
A data limite para ter desconto de 8% na parcela única de todas as placas é 15 de janeiro. O mesmo prazo vale para iniciar o parcelamento.
IPVA
O gerente de IPVA, o auditor fiscal Jorge Arêas lembra que o desconto é maior que o oferecido em 2023, de 7%. Outra mudança é que, até este ano, o calendário previa datas distintas para o pagamento ao longo do ano. Agora a escolha recaiu no dia 15 para “facilitar a memorização do contribuinte”, pontua Jorge. Quando as demais datas caírem no final de semana, o proprietário poderá pagar no primeiro dia útil seguinte.

Para as placas com finais 1 e 2 será permitido o pagamento do IPVA em nove parcelas. Para as placas de finais 3 a 0 serão dez parcelas. A distinção ocorre por que o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) define setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos para os veículos com finais 1 e 2 em todo o país.
O calendário também pode ser conferido no site da Secretaria da Economia e no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os valores do IPVA em relação ao ano passado terão poucas diferenças, pois a tabela FIPE registra redução média de preços de 0,35% nos veículos usados.
Camionetas e utilitários terão redução média de 3,38%, automóveis 1,76%. Para os caminhões haverá reajuste de 3,81%.
Isenções
Existem isenções para Pessoa com Deficiência (PCD) – cerca de 12 mil pessoas; veículos com mais de 15 anos não pagam – cerca de 2,5 milhões de veículos.
Também existe redução do imposto à metade para carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc) e descontos para participantes do Programa Nota Fiscal Goiana, que variam de 5% a 10%. Assim, a frota tributável atinge 2 milhões de veículos.



Relacionadas
Fake News: PT usa imagem de Ronnie Von para atacar Flávio Bolsonaro. Cantor esta indignado. Veja video
TSE nega pedido da campanha de Flávio para barrar posts de sindicatos
Três bandidos são mortos em invasão à casa da família Matsunaga em SP