A ação divulgada hoje mostra um caça Lockheed Martin F-35i Adir, que é a versão modificada pela Israel Aerospace Industries do F-35A Lightining II, a versão convencional do primeiro caça multimissão de 5ª geração.
Com assinatura radar baixíssima, o F-35 é praticamente indectável por radares inimigos e, junto do F-15 e do F-16, promovem a segurança do estado de Israel. Enquanto nenhum inimigo ou vizinho próximo tem uma força aérea capaz de desafiar estes caças, eles tem feito um papel importante além dos bombardeios em Gaza, Líbano e Cisjordânia.
Além dos ataques do Hamas e do Hezbollah, o Iêmen, controlado pelos rebeldes Houthis e apoiados pelo Irã, declararam guerra contra Israel. Pela distância, eles não têm feito ataques terrestres, mas lançado mísseis balísticos e de cruzeiro, que sobrevoam a Arábia Saudita e atingem Israel.
Um destes mísseis foi interceptado por um F-35i, que captou em vídeo o momento em que o míssil guiado por infravermelho AIM-9X Sidewinder atinge o míssil lançado pelo Houthis.
בימים האחרונים זוהה על ידי מערכות הבקרה והגילוי של חיל-האוויר, טיל שיוט, ששוגר מדרום מזרח אל עבר המרחב האווירי של מדינת ישראל. המערכות עקבו אחרי מסלולו של טיל השיוט והזניקו מטוסי קרב ממערך ה״אדיר״, אשר יירטו אותו בהצלחה. pic.twitter.com/6fP6TnlpTm
— Israeli Air Force (@IAFsite) November 2, 2023
Fonte: Aeroin
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson