Um alerta de tsunami foi emitido após um terremoto atingir a costa leste do Japão neste sábado (20), mesma área devastada pelo desastre de 2011, informou a emissora pública NHK. O alerta foi confirmado também pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA.
O terremoto atingiu a costa da cidade de Miyagi às 18h26 (6h26, em Brasília) e teve uma magnitude de 7,2 a uma profundidade de 60 km, disse a Agência Meteorológica do Japão.
A distribuidora de energia Tokyo Electric Power disse que não encontrou irregularidades em sua usina nuclear de Fukushima – destruída pelo grande terremoto de março de 2011 que causou derretimentos nucleares e remoções em massa.
O órgão regulador nuclear do país também informou que não houve irregularidades na usina nuclear Onagawa da Tohoku Electric Power.
A província de Miyagi enfrenta cortes de energia em algumas áreas, de acordo com o site da empresa que abastece a região. A NHK disse que o serviço de trem-bala foi interrompido em ao menos uma linha na região.
“Foi um tremor muito forte de um lado para o outro. Foi ainda mais longo do que o terremoto do mês passado, mas pelo menos o prédio aqui está bem”, disse Shizue Onodera à NHK da loja onde trabalha na cidade de Ishinomaki.
As equipes da CNN em Tóquio, cerca de 400 km ao sul do epicentro, sentiram o terremoto.
O terremoto de magnitude 7,2 aconteceu durante reunião do comitê organizador das Olimpíadas, que realizavam uma reunião para discutir se permitiriam a entrada de espectadores estrangeiros na agenda.
Não houve relatos imediatos de mortes ou ferimentos.
Relacionadas
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão
Dupla é presa por vender drogas e anabolizantes em Rio Verde