Na semana passada, a Cirium, uma das mais respeitadas empresas de análise de aviação no mundo e parceira do AEROIN, divulgou seu On-Time Performance Review 2021, uma sequência de rankings de pontualidade que são considerados o padrão global para o desempenho operacional de companhias aéreas e aeroportos.
Como vimos ontem aqui no AEROIN, oito aeroportos brasileiros figuraram entre os mais pontuais do mundo em suas categorias, e hoje também veremos como ficaram as companhias aéreas que operam voos domésticos no Brasil.
Os dados apresentados a seguir derivam do The Cirium Core, que contém informações de mais de 2.000 fontes. A Cirium verifica a qualidade de todos os dados à medida que os processa. Como um parceiro neutro na indústria, classifica as companhias aéreas e aeroportos de uma posição independente, com a missão de acelerar a transformação digital da indústria.
Linhas Aéreas Globais
Uma das categorias avaliadas pela Cirium é a das linhas aéreas globais, ou seja, aquelas que possuem malhas aéreas internacionais relevantes.
Entre as dez mais pontuais do mundo listadas no ranking que você verá nesta categoria, a LATAM é a única das que operam voos domésticos no Brasil, e se classificou muito bem, na quarta colocação, com 88,67% de pontualidade de voos, atrás das japonesas ANA e JAL e da russa Aeroflot.
Linhas Aéreas Latinas
Quando se trata de ranking de todas as companhias aéreas da América Latina, dessa vez sem a limitação apenas a empresas globais, a Azul passa a figurar com uma pontualidade um pouco superior à da LATAM, ficando com a terceira posição, seguida da LATAM na quarta.
As líderes são a Copa Airlines, do Panamá, e a Aerolíneas Argentinas, da Argentina, e ainda completam a lista de 7 nomes, que você confere logo abaixo, a Avianca, da Colômbia, a Aeroméxico e a Volaris, estas duas do México.
Segundo os especialistas da Cirium, o domínio doméstico da Azul no Brasil se reflete no número de voos que operou entre junho e dezembro. A LATAM registrou mais de 190.000 voos – mais do que o dobro do número das outras operadoras entre as sete principais, com exceção da Azul, que realizou cerca de 140.000 voos.
Os resultados na América Latina fornecem otimismo para a recuperação da região. As companhias aéreas estão tendo um bom desempenho depois de serem particularmente afetadas pelas restrições relacionadas à COVID.
Por fim, o último ranking em que figura alguma empresa com rotas domésticas no Brasil é o das companhias aéreas de baixo-custo (“Low-Cost Carrier”), ou seja, aquelas que utilizam um modelo de negócios que busca minimizar seus custos operacionais.
Entra as dez listadas na avaliação de pontualidade, apenas a Azul se classificou em toda a América do Sul, tendo ficado com a 10ª posição, e se destacando por ter um total bastante superior de voos realizados no ano em relação às demais classificadas.
Segundo a Cirium, as low-cost mostraram este ano sua adaptabilidade ao ambiente em mudança por causa da COVID-19, beneficiando-se do foco em voos de curta distância, que se mostraram mais atraentes para os consumidores.
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