Lewandowski considera propor uso de arma não letal para policiais no país

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou na última quinta-feira (5), que o governo federal estuda editar uma norma para regulamentar o uso da força policial no País. De acordo com ele, a ideia é estabelecer diretrizes sobre o uso progressivo da força para evitar episódios de abuso por parte dos agentes de segurança pública. A sequência de denúncias no último mês em SP acendeu o alerta sobre a violência em abordagens policiais. Entre os casos de repercussão, estão a morte de uma criança de 4 anos na Baixada Santista, de um estudante de Medicina baleado em um hotel da capital, o assassinato de um homem atingido nas costas após tentativa de roubo em um mercado e o flagra de policial atirando um homem de uma ponte.

“Quase morri na mão de um policial que estava desequilibrado”, afirma jovem arremessado da ponte

Marcelo Amaral, de 25 anos, foi jogado do alto de uma ponte, em São Paulo. Em entrevista ao Fantástico, Marcelo disse: “Quase morri na mão de um policial que estava desequilibrado. Não tem o que falar. O que passou na mente dele pra ele me jogar da ponte?”. O policial militar que cometeu o crime é Luan Felipe Alves Pereira, de 29 anos. Ele é soldado de um batalhão de Diadema, na grande São Paulo, e trabalha na Rocam, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motos. Luan foi preso na última quinta-feira.

Acontecia um baile funk na região, quando Marcelo passou de moto e se deparou com diversos policiais com cassetetes. Ele disse que se assustou quando viu PMs correndo em sua direção. Uma  câmera de segurança mostra Marcelo em cima da ponte, depois descendo da moto e saindo correndo. Policiais vão atrás dele. E todos saem do alcance da câmera. Nesse momento, segundo Marcelo, o soldado Luan Pereira o agrediu com golpes de cassetete na cabeça e nas costas. A câmera de segurança mostra quando ele volta com dois policiais.

Segundo Marcelo, Luan ameaça : “Você tem duas opções: ou você pula da ponte, ou eu jogo você e sua motocicleta daqui”.