Uma pesquisa realizada pela William Paterson University, em Nova Jersey (EUA), trouxe à tona os alimentos mais saudáveis do mundo. Entre as frutas, o destaque inicial vai para o limão siciliano.
Conhecido pela sua versatilidade culinária, esta fruta não apenas adiciona um toque de sabor às receitas, mas também oferece uma incrível gama de benefícios para a saúde, sem aumentar demasiadamente as calorias na dieta.
Fruta mais saudável do mundo?
O estudo focou na análise da densidade nutricional de diversos alimentos. Entre as frutas, o limão siciliano ficou no topo da lista, enquanto o top 10 geral foi liderado por vegetais verdes. No ranking geral, o limão siciliano surgiu na 28ª posição, acompanhado pelo morango e pela laranja.
A pesquisa levou em consideração a proporção de vitaminas, fibras e outros nutrientes em relação ao número de calorias presentes. Isso mostra que, entre as frutas, o limão siciliano realmente se destaca.
Benefícios do limão siciliano
O limão siciliano oferece uma série de benefícios para a saúde, que vão muito além do seu sabor marcante:
- Fortalece o sistema imunológico: Rico em vitamina C, o limão siciliano fornece 90% da ingestão diária recomendada desse nutriente, essencial para fortalecer o sistema imunológico e neutralizar radicais livres.
- Melhora a absorção de ferro: Sua capacidade de aumentar a absorção de ferro ajuda a combater a anemia, sendo especialmente benéfico para vegetarianos e veganos.
- Previne o envelhecimento precoce: Além da vitamina C, o limão siciliano é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e fósforo, nutrientes que ajudam a retardar o envelhecimento precoce e previnem doenças cardiovasculares.
- Previne pedras nos rins: O ácido cítrico presente no limão siciliano ajuda a evitar a formação de pedras nos rins. Estudos indicam que a ingestão de limão espremido e limonada pode ser eficaz na prevenção de cálculos renais.
Fonte: Terra Brasil Notícias
Relacionadas
Pedreiro recebe quase R$ 10 mil e some sem fazer reforma de casa
Por pouco, ônibus com 42 passageiros não caiu da ponte que liga Tocantins-Maranhão
Ibaneis sobre o decreto que restringe força policial: “Interferência”