Uma menina de 10 anos pediu para a Alexa, assistente virtual da Amazon, sugerir um ‘desafio’. O aparelho propôs um ‘challenge’ viral perigoso, o que chocou a mãe da criança, que denunciou o ocorrido nas redes sociais.
No domingo, Kristin Livdahl compartilhou uma captura de tela no Twitter da mensagem com a qual Alexa supostamente respondeu. ‘Aqui está algo que encontrei na web. De acordo com ourcommunitynow.com: O desafio é simples: conecte um carregador de telefone na tomada pela metade e, em seguida, toque um centavo no pino exposto’ disse a Inteligência Artificial.
O desafio, conhecido como “outlet challenge” (traduzido como “desafio da tomada”), viralizou nas redes sociais, especialmente no Tik Tok, em janeiro. Autoridades americanas alertaram sobre o risco de incêndios e danos aos sistemas elétricos depois que três incidentes geraram preocupação, incluindo dois em escolas.
O desafio envolve o uso de parte de um carregador de telefone, uma tomada de parede e um centavo para causar faíscas, segundo o marechal de bombeiros de Massachusetts Peter J. Ostroskey em uma carta alertando os educadores.
Problema corrigido
Após a repercussão do post, a Amazon informou que agiu rapidamente para corrigir o problema da Inteligência Artificial. “A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e a Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes”, disse um porta-voz da Amazon ao Indy100.
Relacionadas
Olimpíada de Robótica reúne estudantes de vários estados em Goiânia
Saúde adota novo sistema de regulação de pacientes
Goiás é o 2º com maior índice de esclarecimento de homicídios