O Vox Patris (Voz do Pai), maior sino que badala do mundo, que será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana da capital, se tornou patrimônio cultural e artístico de Goiás. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e sancionada pelo governador do estado, Ronaldo Caiado (UB).
A Lei nº 23.455/2025 que reconhece o sino como patrimônio cultural e artístico goiano é de autoria do deputado estadual Dr. George Morais (PDT). A lei foi sancionada na segunda-feira (2), e publicada no Diário Oficial do estado na terça-feira (3) quando entrou em vigor.
️ Dados impressionantes sobre o Vox Patris
-
Peso: cerca de 55 toneladas
-
Dimensões: 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro
-
Fabricação: fundido na Polônia (Cracóvia/Gdansk), pela renomada Rduch Bells & Clocks
Cronologia e celebrações
-
Chegou à cidade de Trindade no 1º de junho de 2025, após uma viagem que incluiu transporte marítimo (via Santos-SP) e terrestre
-
A previsão é que toque oficialmente pela primeira vez em 26 de junho, durante missa de abertura da Romaria do Divino Pai Eterno (27 de junho a 6 de julho)
Valor simbólico e cultural
Além do porte monumental, o sino foi ornamentado com pinturas do Cerrado — como flores de pequi e folhas de ipê — pelo artista goiano Sílvio Morais. Ele também atinge cerca de 120 dB e pode ser ouvido a mais de 10 km de distância.
O padre Marco Aurélio, reitor do Santuário, ressaltou que o sino “é um mensageiro… instrumento que eternizará esse momento histórico, esse momento de fé”
Relacionadas
Motorista saca a pistola após fugir de acidente e é morto por policial; veja vídeo!
Jumentos correm risco de desaparecer no Brasil, alertam cientistas
Prefeitura de Padre Bernardo decreta estado de emergência após desabamento de lixão