No dia 28 de novembro, o Irã divulgou imagens de um drone Qods Mohajer-6 filmando cruzadores americanos e franceses, além de um porta-aviões nuclear que estavam próximo do país, mas em águas internacionais.
Foram captadas imagens do USS San Jacinto, da classe Ticonderoga, de uma fragata FREEM da França e o USS USS Dwight D. Eisenhower da classe Nimitz de porta-aviões nucleares dos EUA.
A imagem abaixo foi captada e divulgada pelo Irã, alegando que os drones Mohajer-6 voaram próximos da frota da OTAN sem ser detectados.
A qualidade baixa das imagens gerou rumores se foi feita de tão próxima ou se as imagens eram realmente ruins (ou até gravadas em fita VHS). E hoje o Comando Militar Central dos EUA divulgou uma foto que mostra o mesmo drone, mas de cima.
A foto foi tirada a partir de um SH-60 Seahawk da Marinha Americana, onde é possível ver, inclusive, que a porta do helicóptero está aberta e tem um marinheiro ao lado com uma metralhadora M240 7.62x51mm.
Os militares americanos falaram que interceptaram a aeronave com o Seahawk após uma aproximação “insegura e não profissional” do drone iraniano durante as operações aéreas do porta-aviões.
Two days ago, when Dwight G Eisenhower carrier strike group of the #USNavy transited through Hormuz strait to enter #PersianGulf, #Iranian Navy used its Mohajer 6 drones to film and photograph various elements of the group including the aircraft carrier itself. pic.twitter.com/z8fINsfWXT
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) November 28, 2023
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira
Novembro Roxo alerta para prevenção da prematuridade
Crescimento da indústria goiana é o maior do país