No dia 28 de novembro, o Irã divulgou imagens de um drone Qods Mohajer-6 filmando cruzadores americanos e franceses, além de um porta-aviões nuclear que estavam próximo do país, mas em águas internacionais.
Foram captadas imagens do USS San Jacinto, da classe Ticonderoga, de uma fragata FREEM da França e o USS USS Dwight D. Eisenhower da classe Nimitz de porta-aviões nucleares dos EUA.
A imagem abaixo foi captada e divulgada pelo Irã, alegando que os drones Mohajer-6 voaram próximos da frota da OTAN sem ser detectados.
A qualidade baixa das imagens gerou rumores se foi feita de tão próxima ou se as imagens eram realmente ruins (ou até gravadas em fita VHS). E hoje o Comando Militar Central dos EUA divulgou uma foto que mostra o mesmo drone, mas de cima.
A foto foi tirada a partir de um SH-60 Seahawk da Marinha Americana, onde é possível ver, inclusive, que a porta do helicóptero está aberta e tem um marinheiro ao lado com uma metralhadora M240 7.62x51mm.
Os militares americanos falaram que interceptaram a aeronave com o Seahawk após uma aproximação “insegura e não profissional” do drone iraniano durante as operações aéreas do porta-aviões.
Two days ago, when Dwight G Eisenhower carrier strike group of the #USNavy transited through Hormuz strait to enter #PersianGulf, #Iranian Navy used its Mohajer 6 drones to film and photograph various elements of the group including the aircraft carrier itself. pic.twitter.com/z8fINsfWXT
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) November 28, 2023
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Deputado federal Acácio Favacho destaca em Brasília potencial da bioeconomia do Amapá
Agência de refugiados da ONU fecha quatro escritórios no México
Anitta trava disputa com farmacêutica para impedir que seu nome seja usado em marca de cosméticos