Um marinheiro ucraniano foi detido pela Guarda Civil da Espanha acusado de ter tentado afundar um iate, cujo proprietário é Alexander Mijeev, diretor russo da estatal Rosoboronexport. O caso aconteceu nesse sábado (26), mas só foi divulgado no dia seguinte (27/2) pelo jornal El País.
De acordo com o jornal espanhol, a embarcação se encontrava atracada ao sudoeste de Maiorca, no Porto Adriano, na Espanha. O suspeito não teve identidade revelada.
O ucraniano exercia cargo de chefia no iate Lady Anastasia, onde trabalhou por uma década. Ele confessou o crime à Guarda Civil da Espanha.
A suspeita é de que a ação tenha sido motivada por vingança, em razão do suposto envolvimento do proprietário do barco com o fornecimento de armas e aparatos militares às forças da Rússia.
O megaiate do russo tem 48 pés e está avaliado em 7 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 40,4 milhões na cotação atual.
Para tentar afundar a embarcação, o ucraniano abriu as válvulas que permitem a entrada de água no barco, levando-o a afundar. A ação foi comunicada pelo próprio autor aos seus subordinados, que denunciaram o crime à Guarda Civil.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson