A foto registrada pela Solar Orbiter causou frisson no meio científico. Divulgada no final de março pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), a imagem traz a melhor resolução já tirada até hoje do Astro Rei. E olhares mais observadores conseguiram perceber algo curioso. Um zoom em um dos pontos dessa foto, composta por um mega mosaico de imagens, mostra formas que se assemelham a um homem de costas, olhando para a esquerda. O assunto já virou motivo de discussão nas redes sociais.
Sobrenatural?
Especialistas explicam, no entanto, que, o “sobrenatural retrato” nos traços amarelos e dourados da foto do Sol está apenas a ação de gás, plasma, arcos magnéticos e tempestades geomagnéticas.
Este fenômeno inclusive ditam a dinâmica da nossa estrela de 4,5 bilhões de anos e afetam os seres humanos da Terra também.
Vai desde a interferência no funcionamento de sistemas de Internet e GPS aqui até a segurança de astronautas em missões espaciais.
O fenômeno intrigante que nos faz enxergar a figura humana neste caso é chamado pela psicologia de pareidolia.
Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson