Técnica de enfermagem do trabalho da Metrobus, Hildete Martins Torres entrega carteirinha da saúde para a motorista Andreia Felix Vaz (Foto: Divulgação/Metrobus)
A Metrobus realiza uma série de ações para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, campanha que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Palestra, ações on-line de conscientização ao volante e também um circuito de saúde e bem-estar para os colaboradores fazem parte da programação.
A abertura do evento será com um circuito de bem-estar na segunda-feira, das 8h às 12 horas, na Praça do Trabalhador, que fica no pátio da empresa. Ao longo do percurso, haverá aferição de pressão arterial, monitoramento dos níveis de oxigênio com o oxímetro, avaliação e orientação nutricional e postural, atividade laboral e distribuição do Cartão de Saúde do Caminhoneiro. A programação conta com apoio do Sest Senat.
Durante a semana, uma campanha de conscientização no trânsito será disparada nos grupos de redes sociais dos motoristas. Temas como respeito às faixas de pedestres, evitar o uso do celular ao volante e dicas de uma direção defensiva fazem parte da ação. “É fundamental promover debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”, afirma o gerente de transporte João de Castro.
Mais uma importante data da programação será na próxima sexta-feira (24), das 9h às 10 horas, no auditório da Metrobus, com palestra sobre Direção Defensiva e Relacionamento Interpessoal, com o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Eduardo Chacon Miranda Navas. O objetivo da discussão é reduzir índices de acidentes de trânsito. O bate-papo será repetido à tarde, das 14h às 15 horas.
Toda a programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Metrobus seguirá os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, além de cuidados quanto à higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.
Relacionadas
Brasil bate recorde com mais de 3,5 mil salas de cinema
Polícia exuma corpo de sogro de mulher presa por envenenar bolo
Gusttavo Lima detona jornalista da Globo que disse não o conhecer