Técnica de enfermagem do trabalho da Metrobus, Hildete Martins Torres entrega carteirinha da saúde para a motorista Andreia Felix Vaz (Foto: Divulgação/Metrobus)
A Metrobus realiza uma série de ações para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, campanha que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Palestra, ações on-line de conscientização ao volante e também um circuito de saúde e bem-estar para os colaboradores fazem parte da programação.
A abertura do evento será com um circuito de bem-estar na segunda-feira, das 8h às 12 horas, na Praça do Trabalhador, que fica no pátio da empresa. Ao longo do percurso, haverá aferição de pressão arterial, monitoramento dos níveis de oxigênio com o oxímetro, avaliação e orientação nutricional e postural, atividade laboral e distribuição do Cartão de Saúde do Caminhoneiro. A programação conta com apoio do Sest Senat.
Durante a semana, uma campanha de conscientização no trânsito será disparada nos grupos de redes sociais dos motoristas. Temas como respeito às faixas de pedestres, evitar o uso do celular ao volante e dicas de uma direção defensiva fazem parte da ação. “É fundamental promover debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”, afirma o gerente de transporte João de Castro.
Mais uma importante data da programação será na próxima sexta-feira (24), das 9h às 10 horas, no auditório da Metrobus, com palestra sobre Direção Defensiva e Relacionamento Interpessoal, com o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Eduardo Chacon Miranda Navas. O objetivo da discussão é reduzir índices de acidentes de trânsito. O bate-papo será repetido à tarde, das 14h às 15 horas.
Toda a programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Metrobus seguirá os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, além de cuidados quanto à higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.
Relacionadas
Polícia Federal investiga explosões em Brasília como ato terrorista
Senador Canedo garante apoio para mais de 200 produtores rurais
Operação Panoptes: PCGO investiga fraudes na lista de espera para transplantes de córneas e sequestra R$ 3 mi de médic