Em janeiro de 2024, o município recebeu a categoria ‘A’ como principal destino turístico do Amapá no Mapa do Turismo Brasileiro, o que impulsionou essa procura
O Ministério do Turismo destacou que, em novembro, entre as cidades que os brasileiros mais buscaram passagens aéreas no site Decolar está a capital do Amapá. A região Norte aparece em 2º lugar na preferência nacional, com Santarém (PA), Palmas (TO) e Macapá (AP).
A Prefeitura de Macapá tem estimulado a vinda de turistas para a cidade com shows nacionais, turismo ecológico, revitalização e construções de novas praças e parques: o que oferece opções de lazer para os visitantes de outros estados. Uma série de investimentos em segurança pública no município também colaborou com o resultado positivo.
A disponibilidade de atrações turísticas e políticas públicas para o setor levaram Macapá à colocação mais alta no Mapa do Turismo Brasileiro em 2024 — categoria A — única cidade do estado do Amapá classificada no ranking.
Viajar durante os feriados de novembro oferece uma oportunidade única para escapar da rotina e explorar novos destinos. Com a proximidade das festas de fim de ano, esse período é ideal para relaxar e recarregar as energias. Além disso, Macapá oferece lugares especiais e eventos temáticos, o que permite aos viajantes aproveitarem experiências culturais únicas.
Entre os principais atrativos turísticos da cidade estão a Praça Jacy Barata Jucá, Mercado Central, Praça Povos do Meio do Mundo, Parque Meio do Mundo, Parque Urbano Horto Municipal, Praça Santuário de Fátima, Complexo do Araxá e Complexo Turístico Orla da Fazendinha.
Macapá oferece opções de lazer ao turista
O turismo brasileiro tem vivido um aumento da demanda de viajantes pelo Brasil, chegando a avançar, em um ano, para a quarta posição no ranking mundial de voos domésticos. Um dos principais pontos que incentivam as viagens são os feriados.
O estudo revelado pelo Ministério do Turismo mostra as preferências de viagens para os três feriados do mês de novembro: Finados, no sábado, dia 2; Proclamação da República, na sexta-feira, dia 15; e Consciência Negra, na quarta-feira, 20.
Além disso, durante todo o ano, eventos culturais atraem uma grande quantidade de pessoas para a cidade como o Macapá Verão, Carnaval, Festa Junina, Círio de Nazaré, Ciclo do Marabaixo, Festas da virada de ano e o Festival Gastronômico ‘Amapá Sabor‘, que integra o calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo.
Parque Meio do Mundo e Praça Povos do Meio do Mundo
Macapá ganhou em 2024 um novo cartão postal que tem os traços e cores que fazem parte da identidade macapaense. O Parque Meio do Mundo é um dos maiores complexos turísticos da cidade e vem como um grande indutor do eixo de desenvolvimento socioeconômico e cultural.
O novo espaço de lazer tem como vizinhos a Praça Povos do Meio do Mundo, também construída pela gestão municipal, o Monumento Marco Zero, que marca a Linha do Equador, o estádio de futebol Zerão e o Sambódromo.
Praça Jacy Barata Jucá
Nas margens do majestoso Rio Amazonas, a nova Praça Jacy Barata Jucá transformou o cenário da orla da cidade. Este novo espaço, inaugurado em junho, renasce no projeto Orla Viva, integra lazer, esporte, entretenimento e turismo. São quadras esportivas, Monumento Lavadeiras do Igarapé das Mulheres, empreendimentos gastronômicos e a Arena Beiradão, palco dos principais eventos do município.
Parque Urbano Horto Municipal e Complexo Turístico Orla da Fazendinha
Neste ano, o Parque Urbano Horto Municipal se tornou o mais novo ponto turístico da capital. O projeto é inovador e combina turismo e preservação do meio ambiente. A inauguração do Parque marca a primeira ação da Prefeitura de Macapá em preparação para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém em 2025. A capital amapaense será subsede da conferência.
O Complexo Turístico Orla da Fazendinha integra o Programa Orla Viva, uma política da gestão municipal para investimentos em infraestrutura na orla de Macapá e estimular o desenvolvimento do turismo. O balneário da Fazendinha é o único localizado às margens do Rio Amazonas.
Macapá asfaltada
Desde 2021, a Prefeitura investe em pavimentação nos quatro cantos da cidade. São mais 250 km de asfalto. Isso facilita mobilidade, melhora a segurança e traz uma inédita inteligência de trânsito para Macapá: o deslocamento urbano fica otimizado e os visitantes podem chegar a mais locais.
Cidade iluminada e Guarda equipada traz segurança para os visitantes
Em toda a cidade de Macapá, as ruas estão mais iluminadas, modernas e seguras. Isso é resultado dos mais de 17 mil pontos de iluminação em led substituídos nos últimos 4 anos. A nova iluminação traz mais visibilidade, o que reduz a criminalidade e os acidentes de trânsito.
Além da iluminação, outra estratégia para deixar a cidade mais segura é o fortalecimento da Guarda Civil Municipal. No município, a Guarda assume a função de polícia administrativa e ostensiva, protegendo órgãos públicos, mas também praças e pontos turísticos.
O efetivo é fortalecido na gestão do Dr. Furlan com novas viaturas e autorização para o uso de arma de fogo. A medida inédita, que é um avanço na segurança pública do município, traz segurança para quem visita à cidade.
Macapá já é categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro
Macapá é a única cidade do estado do Amapá classificada na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro 2024, divulgado pelo Ministério do Turismo em janeiro. O Mapa elegeu a Região Turística Meio do Mundo como município com real vocação turística. Somente os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem é que integram a “Categoria A”.
Relacionadas
Remarcado leilão do Complexo Serra Dourada
Saúde promove ‘Um por Todos e Todos Contra a Aids’ em Goiás
Obras dos Mercadões Goianos avançam