“Hoje finalizamos as comemorações pelos 102 anos, depois de um mês repleto de muitas inaugurações, lançamento de programas e entrega de benefícios para nossa população, só resta agradecer o encerramento com a missa, o desfile cívico-militar e o envolvimento de cada servidor público municipal que faz tudo isso acontecer de maneira muito especial. Viva Trindade! Parabéns pelos seus 102 anos!”, desejou Marden Júnior no final dos festejos
Com missa e desfile cívico-militar pelas ruas de Trindade, a celebração dos 102 anos da cidade, nesta quarta-feira (31/08), foi escolhida pelo prefeito Marden Júnior para sancionar quatro projetos de lei. Os projetos trazem benefícios ao setor de Educação e aos servidores públicos da cidade, repercutindo nos serviços prestados à população.
Tendo o público do desfile como testemunha, entre os projetos sancionados está o que cria a Bolsa Mestrado para os professores municipais. Outro projeto cria cargos para progressão de professor P3 para P4. Outros dois reajustam os salários de algumas categorias, e elevam o menor salário pago pela Prefeitura de Trindade para R$ 1.586, ou quase R$ 400 a mais que o salário mínimo de 2022.
“Hoje finalizamos as comemorações pelos 102 anos, depois de um mês repleto de muitas inaugurações, lançamento de programas e entrega de benefícios para nossa população, só resta agradecer o encerramento com a missa, o desfile cívico-militar e o envolvimento de cada servidor público municipal que faz tudo isso acontecer de maneira muito especial. Viva Trindade! Parabéns pelos seus 102 anos!”, desejou Marden Júnior no final dos festejos.
Sobre os projetos sancionados, ele destacou os fatores “dignidade, valorização e motivação”, para que os servidores municipais externem seu reconhecimento a esses estímulos em forma “cada dia mais competente de atender o cidadão de Trindade”.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Márcia do Edmilson, única parlamentar mulher do Legislativo de Trindade, assinou como testemunha os projetos sancionados. Após agradecer os vereadores que aprovaram de forma ágil os benefícios, e citar a atuação do presidente, Wesley Cabeção, o prefeito disse que os benefícios já entram em vigor em setembro.
Junto com a família, secretários municipais e outras autoridades civis e militares, o prefeito participou da missa solene de ação de graças na Igreja Matriz às 8h. A celebração foi realizada pelo pároco da Matriz, padre João Bosco, e teve leitura bíblica realizada pela Primeira-Dama, dona Dorinha, mãe de Marden Júnior. No palco instalado na porta da Matriz, as autoridades acompanharam a passagem do desfile cívico-militar.
Aos poucos, desfilaram pelotões com balizas, bandas marciais, alunos das escolas municipais, dos colégios militares, de colégios estaduais normais, do Corpo de Bombeiros, Bombeiros Mirins, Polícia Militar, Polícia Civil, de diversos órgãos municipais, um pelotão com carros de boi que remetem à Romaria do Divino Pai Eterno, Samu, veículos da Prefeitura como os consultórios móveis, ônibus escolares, a usina móvel de asfalto, caminhões, entre outros equipamentos que sinalizam os investimentos em infraestrutura para atender o município que tem a 8ª maior população do Estado de Goiás.
A celebração desta quarta é pelos 102 anos de instalação formal do município de Trindade, oficializado em 31 de agosto de 1920, quando o município foi desmembrado de Campinas.
Na multidão, pessoas como Nanci Terezinha da Cunha, moradora do Privê Elias, disse que o aniversário de Trindade sempre “é muito emocionante”. Ela disse que todos os anos participa e fica sensibilizada ao assistir o desfile.
O mecânico Marcos dos Santos também achou o desfile emocionante, assim como declarou que está feliz com a vida que leva em Trindade: “Moro aqui faz muitos anos, mais de 20 anos, e vi a Saúde melhorar, vi a cidade ficar mais bonita”, citou ele, o morador do Laguna Parque.
Já a aposentada Maria de Fátima Ribeiro foi pela primeira vez acompanhar o desfile cívico-militar, aproveitando o feriado municipal pelo aniversário de Trindade. “Tem 20 anos que moro aqui, onde criei meus filhos, acho muito bonito comemorar um aniversário assim”, afirmou.
Relacionadas
Rejeição à prmeira-dama Janja dispara no Brasil
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF