MME transforma INB em Indústria de Cargos.

A Indústrias Nucleares do Brasil tem o papel de fornecer o elemento combustível para as usinas de Angra 1 e Angra 2.

Subordinada ao Ministério de Minas e Energia, a empresa tem sofrido com as indicações pessoais do Ministro Alexandre Silveira.

Já são mais de 10 indicações pessoais do Ministro. Segundo informações, o próprio Alexandre Silveira é quem liga para indicar os nomes. São 8 indicados que trabalham na Sede, localizada no Centro do Rio de Janeiro e mais dois indicados que ficam dentro do Ministério, em Brasília. Cada Assessor ganha na ordem de R$ 40.000,00 por mês.

Um dos indicados é Benjamin Rabello, ex juiz eleitoral e atualmente é Presidente do Comitê de Investimentos da Petrobras, Membro do Conselho de Administração do ONS e Assessor Especial da Presidência da INB. Benjamin Rabello é casado com a prima do Ministro Alexandre Silveira. Rabelo é conhecido pelas “sonecas” que costuma realizar após o almoço e em reuniões de trabalho.

Nos últimos dias, o próprio Ministro mandou alterar a estrutura orgânica da empresa, para não nomear Luis Fernando Paroli Santos Presidente da INB, no lugar de Adauto Seixas.

Silveira mandou criar uma Vice Presidência. A mudança demorará quase um ano para ser aprovada nos órgãos estatutários. Essa estratégia ajudará Silveira a manter todos os seus indicados. Por isso é conhecido como bom de briga.

Detalhe, Luis Fernando Paroli é uma indicação pessoal do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

SITUACAO FINANCEIRA DA INB É CRITICA

Com um endividamento em quase 100%, a INB não tem alternativas imediatas para reduzir seu comprometimento financeiro.

A INB depende 100% da Eletronuclear, que está sem dinheiro em caixa.

Segundo informações, o Diretor Financeiro da Holding ENBPAR tem feito todos os esforços para equalizar a situação financeira da Eletronuclear e INB.

Enquanto as contas não fecham, o braço direito do Ministro Alexandre continua com sua “soneca” numa sala reservada junto à Presidência da INB, conforme registrado na foto abaixo. Tá tudo certo lá