A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou na manhã deste domingo, 26, o número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o estado para 169. O boletim aponta ainda 56 desaparecidos.
Do total de 497 municípios gaúchos, 469 relataram problemas decorrentes da chuva. São mais de 2,3 milhões de habitantes afetados.
Há ainda 581 mil pessoas desalojadas e 55 mil em abrigos. Em todo o estado, mais de 112 mil pessoas estão sem energia elétrica.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (foto; PSDB), calcula que a reconstrução das regiões atingidas pelas enchentes no estado deve levar de seis meses até um ano.
“Para as famílias mais carentes, de baixa renda, que perderam suas casas, a gente está já encaminhando a construção de casas definitivas, em modos construtivos rápidos, que são, por exemplo, blocos de concreto, sempre olhando terrenos que não tenham sido atingidos pelas inundações”, disse Leite no sábado, 25, em entrevista ao Jornal Nacional.
“Isso leva tempo em algumas situações, de seis meses a um ano, para poder se restabelecer, eventualmente um pouco mais do que isso, dependendo da complexidade da obra”, acrescentou.
Fonte: O Antagonista
Relacionadas
Rejeição à prmeira-dama Janja dispara no Brasil
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF