AFP – Elon Musk criticou publicamente Peter Navarro, um dos principais assessores comerciais da Casa Branca, e o chamou de “imbecil” nesta terça-feira (8).
O bilionário – dono da Tesla, SpaceX e da rede social X – fez as críticas no comentário de um vídeo postado em sua plataforma, em que o economista rebate as críticas que Musk tem feito às tarifas recíprocas impostas na semana passada a diversos países e aponta como os interesses dele em relação a seus negócios influenciam nelas.
“Todos nós entendemos na Casa Branca – e o povo americano entende – que Elon é um fabricante de carros. Mas ele não é um fabricante de carros. Ele é um montador de carros. Em muitos casos, se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele obtém – que no caso dos veículos elétricos são as baterias – vem do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan… O que queremos – e a diferença está em nosso pensamento e no de Elon sobre isso – é que queremos os pneus feitos em Akron. Queremos as transmissões feitas em Indianápolis. Queremos os motores feitos em Flint e Saginaw. Queremos os carros fabricados aqui”, diz Peter Navarro em entrevista à emissora americana CNBC.
Além de xingar o assessor, Musk negou suas declarações e afirmou que, de todas as fabricantes, a Tesla era a que tinha mais componentes “americanos”.
Ele também relembrou um episódio polêmico de Navarro que ocorreu durante o primeiro mandato de Trump. Segundo a imprensa americana, o economista citou em livros um especialista aparentemente inventado, Ron Vara, cujo nome é um anagrama do seu.
“Navarro é realmente um imbecil. O que disse é falso e fácil de provar. Deveria perguntar ao falso especialista que inventou, Ron Vara”, alfinetou o bilionário.
Relacionadas
Flávio Bolsonaro diz que ordem de prisão de Collor é mais um ato de ódio de Alexandre de Moraes
Corpo do Papa Francisco é supultado em Roma em cerimônia reservada
Alexandre de Moraes libera para prisão domiciliar indígena acusado de participar do 8/1