O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado lançaram, nesta terça-feira (27/08), uma edição inédita do Goiás Social em Santa Cruz de Goiás. O programa, que oferece uma série de serviços à população, chegou na mesma data em que foi feita a transferência simbólica da capital goiana para o município, que hoje completa 295 anos.
“É dia de comemoração, mas também de prestar serviço a todos que aqui moram”, definiu Caiado.
Coordenadora do Goiás Social, Gracinha afirmou que o aniversário de Santa Cruz foi a ocasião perfeita para realizar mais essa edição do programa. Isso porque, com a transferência da capital, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram instalados no município, aglutinando forças.
“Tem vários atendimentos que o cidadão precisa, desde a Defensoria Pública, com seus advogados e atendimento jurídico, passando pela Polícia Civil, com a emissão de identidade, até a distribuição de cartões dos programas sociais”, exemplificou.
“Temos buscado todos os caminhos para fazer a inclusão das pessoas mais vulneráveis, dos mais jovens até os idosos. Que todos possam ser alcançados por essas ações e realmente mudar de vida”, disse Gracinha.
Desde 2019, os programas sociais desenvolvidos em território goiano cresceram em quantidade, qualidade e alcance. Tal fato contribuiu para Goiás alcançar a menor taxa de pobreza e extrema pobreza de sua série histórica.
O prefeito de Santa Cruz de Goiás, Angelo Natal da Paz, agradeceu a atenção do Estado com o município.
“É uma cidade pequena, mas histórica e de coração enorme para bem acolher. Sei o quanto Caiado tem ajudado os municípios, por isso é avaliado melhor governador. Santa Cruz tem muito orgulho de ter sido capital de Goiás, e agradeço por estarem aqui, junto a essa equipe, para nos apoiar”, disse.
Goiás Social em Santa Cruz
Quem passar pela estrutura montada na Praça da Martriz ao longo do dia poderá aproveitar atendimentos de várias secretarias. A atendente de caixa Camila Nunes chegou cedo e, em poucos minutos, resolveu várias pendências.
“Consegui tirar o RG, foi muito rápido e prático. Estou com um filho de três meses e também consegui pegar fralda e leite para ele. É uma economia. Muito gratificante participar dessa ação”, relatou.
No local, o cidadão tem acesso a informações e cadastro nos programas Mães de Goiás; Dignidade; Aprendiz do Futuro; Carteira do Autista; Passe Livre da Pessoa com Deficiência; Passaporte da Pessoa Idosa e Dignidade Menstrual. Também estão disponíveis serviços de corte de cabelo, atendimento em saúde e lazer para crianças.
O estande do Vapt Vupt emite espelho de CPF, boleto de IPVA, CRLV e boleto de multa, além de agendar serviços e oferecer atendimentos de órgãos como Goiasprev, Ipasgo e Saneago.
Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) está presente com doações de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas, fraldas infantis, bengalas, leites especiais, colchões, caixas de ovos, kits de enxoval para bebê, muletas e Mix do Bem.
Quem procura espaço no mercado de trabalho recebe informações sobre vagas de emprego e tem a oportunidade de se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos.
Valorização da história
Na assinatura da transferência, Caiado declarou que a valorização do município fortalece a cultura e as raízes goianas.
“Poucas pessoas sabem, mas Santa Cruz se tornou a capital do Estado quando a cidade de Goiás foi destruída por uma grande enchente, e assim permaneceu por muitos anos. Devemos sempre valorizar e resgatar a história, manter viva a tradição de homens e mulheres que desbravaram e construíram um Estado tão lindo”, afirmou.
O ato simbólico é realizado desde 2017, tendo sido suspenso em 2020 e 2021 por conta da pandemia de covid-19. O município foi sede do Governo de Goiás de 1839 a 1870, durante o período de recuperação da antiga capital goiana, Vila Boa, hoje cidade de Goiás.
Relacionadas
Rival de Elon Musk que Lula arrumou na China não oferece acesso a internet
Homem tenta sequestrar criança das mãos de babá; veja vídeo!
[VÍDEO] Vulcão entra em erupção na Islândia