Bolsonaro lidera na estimulada com 34,3% e está tecnicamente empatado com Lula na pesquisa estimulada
O presidente Jair Bolsonaro continua mais forte do que nunca. É o que mostra mais uma rodada da PESQUISA MODALMAIS/FUTURA INTELIGÊNCIA. Pela primeira vez nas pesquisas Futura, que começaram em meados de 2021, Jair Bolsonaro (PL) apareceu à frente nas intenções espontâneas, ainda que dentro da margem de erro. Para especialistas, o Auxílio Brasil é um dos fatores que pode ter contribuído para o aumento de aprovação, que subiu de forma expressiva entre os brasileiros entre um e dois salários mínimos de renda.
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro aparece na liderança com 34,3% das intenções e Lula com 33,3%. Na pesquisa estimulada, Bolsonaro tem 34,7% das intenções de voto e Lula tem 35%, num rigoroso empate técnico entre os dois presidenciáveis.
Terceirta via inviável
A 3ª via continua com baixa densidade eleitoral, não conseguindo fazer frente a polarização presente nesta eleição. Sérgio Moro (Podemos) vem se mantendo em terceiro lugar nas pesquisas, seguido pelo pré-candidato Ciro Gomes (PDT). O pré-candidato André Janones (Avante) apareceu, neste momento, em 5º lugar, à frente de João Dória (PSDB), em 6º.
Nos cenários do segundo turno é possível ratificar a polarização presente nas intenções de votos do primeiro turno. Lula (PT) vence em todos os cenários do segundo turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL) vence também em todos os cenários, menos contra o pré-candidato Lula (PT).
Sobre a Pesquisa
A Futura Inteligência é uma empresa de dados e inteligência com mais de 30 anos de atuação, tanto no cenário de levantamentos para mercado quanto político. A pesquisa foi encomendada pelo Banco Modal. A amostra foi do tipo não probabilística e contemplou 2.000 entrevistas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 14 a 17 de fevereiro de 2022, por telefone, respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e estado de moradia, tendo como unidade respondente eleitores do Brasil.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de 862 municípios, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-03014/2022.
Veja alguns dos principais números da Pesquisa Modal/Futura Inteligência!
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo