BBC Brasil – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está seguro após disparo de tiros “em sua proximidade” neste domingo (15), segundo a campanha do candidato republicano, após um incidente ocorrido perto de seu clube de golfe na Flórida.
O FBI, a polícia federal americana, diz que está investigando “aparente tentativa de assassinato” de Trump.
O nome do suspeito é Ryan Wesley Routh, de cerca de 50 anos, segundo afirmaram autoridades à parceira americana da BBC, CBS News.
A informação sobre os tiros foi mencionada inicialmente pelo diretor de comunicações da campanha republicana, Steven Cheung. Ele divulgou que Trump estava seguro e que não havia mais detalhes naquele momento.
Em e-mail a seus apoiadores, Trump disse que estava “seguro e bem”. “Nada vai me segurar”, escreveu ele. “Eu nunca vou me render!”
O que se sabe sobre ‘aparente tentativa de assassinato’
No início da tarde deste domingo, um agente do Serviço Secreto viu uma arma estilo AK-47 saindo de arbustos no campo de golfe, perto de onde Trump estava jogando, e atirou contra ele, segundo autoridades americanas que deram entrevista coletiva sobre o caso.
Uma testemunha viu um homem fugir em um carro Nissan preto e conseguiu fornecer a autoridades policiais uma descrição do veículo e até da placa, segundo a polícia.
O veículo foi localizado em uma rodovia próxima, em direção ao condado vizinho de Martin, na Flórida, e policiais pararam o veículo para deter o suspeito, cuja identidade não foi revelada durante a entrevista coletiva da polícia.
A testemunha foi levada ao condado de Martin, onde identificou o motorista como o mesmo homem que viu no local do incidente.
Uma arma, mira telescópica, mochilas e uma câmera GoPro foram encontradas em arbustos perto do campo de golfe em Mar-a-Lago, na Flórida.
Relacionadas
Mohamed Salah é criticado por torcedores muçulmanos após tirar foto em clima de Natal
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões