As obras de revitalização do Terminal da Praça da Bíblia, em Goiânia, começam no próximo sábado (21/9), por meio da execução do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC). O projeto envolve recursos do complemento tarifário da passagem de ônibus mantido pelo Governo de Goiás, em parceria com prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa, afirma que o projeto prevê a modernização e reestruturação das 19 plataformas e cinco terminais do Eixo Anhanguera, com preço da passagem mantido em R$ 4,30, congelado desde 2019.
“Essa reestruturação seguirá um novo modelo concebido para o transporte coletivo, que tem o passageiro como foco do serviço. Nossa intenção é oferecer um serviço de qualidade e de referência internacional“, afirma.
Após a inauguração, os usuários do transporte coletivo contarão com um espaço moderno, tecnológico e seguro. A obra faz parte do projeto de reestruturação dos terminais e estações do Eixo Anhanguera, a Nova Anhanguera, que já reformou cinco estações e iniciou as obras para melhoria do Terminal Novo Mundo e de mais quatro estações.
Estrutura temporária
Durante a reforma, com previsão de duração de um ano, os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana que realizam integrações no Terminal da Praça da Bíblia contarão com uma nova estrutura. O espaço foi construído para receber a operação de transportes enquanto as obras de reforma e melhoria do terminal são executadas.
A estrutura contará com locais para embarque e desembarque de passageiros com cobertura, iluminação fotovoltaica para maior segurança durante o período noturno, câmeras de monitoramento 24 horas, base do Batalhão de Terminais da Polícia Militar, banheiros com acessibilidade, sinalização de direcionamento, informações de transportes, banheiros químicos, além dos serviços de compra de créditos e recarregamento do Bilhete Único Metropolitano.
Durante o período das obras, os usuários do serviço poderão contar com profissionais disponíveis no local para conduzir, atender, acolher e tirar dúvidas ou que necessitem de algum serviço. Estes profissionais estarão devidamente identificados, uniformizados e preparados para ajudar os usuários no que for preciso.
Informações
Toda estrutura de informação também foi preparada para que os passageiros tenham o mínimo de contratempos. Mapas com orientação dos locais de parada das linhas, placas e totens de informação nos locais de parada dos ônibus e em seus arredores foram instalados, além de distribuição de panfletos explicativos por uma equipe do RedeMob Consórcio.
Diante da envergadura da obra e a complexidade da operação do Terminal Praça da Bíblia, é provável que ajustes serão necessários no decorrer dos primeiros dias de operação. Porém, as obras de reforma e melhoria do local são necessárias e desejadas pelos usuários e, finalmente, depois de mais de duas décadas, serão iniciadas.
Terminal operacional
A nova estrutura operacional de transporte público fica bem próxima ao Terminal da Praça da Bíblia, de forma a proporcionar o menor impacto quanto a mobilidade dos usuários. Neste sentido, umas das principais mudanças será o embarque nos ônibus, pela porta dianteira, com validação da viagem dentro dos ônibus.
O modelo já é adotado em outros terminais da RMTC. Por isso, é importante, de forma a agilizar o embarque nos ônibus, que o usuário sempre utilize o Bilhete Único Metropolitano (Cartão Sitpass). Outra mudança importante é em relação ao BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Os usuários que desejam utilizar o Eixo Anhanguera, a partir da nova estrutura operacional, terá duas opções:
- Primeira é deslocar até a Estação Vila Bandeirantes (uma caminhada de aproximadamente 400 metros).
- Segunda é utilizar uma linha direta gratuita, que será criada especialmente para transporte dos usuários com destino a Estação Universitária.
Tarifa e integração
É importante destacar que o Terminal Praça da Bíblia não é o único local de integração para quem o utiliza diariamente. Com o benefício oferecido pelo Bilhete Único, que possibilita que os usuários do transporte público coletivo façam até quatro integrações dentro de um intervalo de 2h30, sem pagar uma nova tarifa, diversos outros locais podem ser uma opção ao usuário.
Muitos usuários que utilizam linhas com destino a Aparecida de Goiânia, Setor Oeste, Setor Sul, Setor Marista, região Noroeste de Goiânia e outras localidades, podem utilizar o BRT Norte Sul.
Para isso, basta desembarcar do Eixo Anhanguera na região central de Goiânia (Praça do Bandeirantes) e integrar na Estação Pitanga. Cabe lembrar que o BRT Norte Sul passa por seis terminais e diversas outras importantes regiões de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Outra opção é utilizar o aplicativo SimRmtc, em que o usuário pode, além de planejar a viagem, ter mais informações de locais de integração na RMTC.
Nova RMTC
O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço.
A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura voltadas ao transporte público coletivo e renovação da frota, com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2025.
Confira na galerias as fotos que mostram a projeção do novo terminal.
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