Operação Unitas inicia atividades marítimas

A Operação Unitas, que reúne forças navais do Brasil e de mais 19 países, inicia neste sábado (10) suas atividades marítimas no litoral brasileiro. Segundo a Marinha do Brasil, este é o exercício naval multinacional mais antigo em continuidade no mundo, e está na 63ª edição.

No ano passado, a operação foi realizada na costa peruana. A operação deste ano se estende até o próximo dia 22.

Além de manobras militares, serão feitos treinamentos de busca e salvamento em parceria com a Marinha da Argentina e a do Uruguai. “O Brasil resgata centenas de pessoas todos os anos, em condições difíceis, no mar e nos nossos rios, então haverá também um treinamento de busca e salvamento”, disse o comandante da Marinha brasileira, almirante Almir Garnier Santos.

Os exercícios serão conduzidos entre o litoral sul do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, o que inclui os campos petrolíferos da Bacia de Campos.

“Os exercícios versam sobre todas as tradicionais manobras que exercitamos no mar, seja a aproximação de navios para transferência de cargas, sejam manobras de operações de submarinos, de operações aéreas, de combate aéreo”, disse o comandante da esquadra, almirante Arthur Bettega.

Além do Brasil, participam da edição deste ano da Unitas Estados Unidos, Belize, Camarões, Colômbia, Chile, Coreia do Sul, Equador, Espanha, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Uruguai.

Sair da versão mobile