Passageiros se seguram e filmam avião vibrando fortemente após falha grave de motor em voo

Passageiros a bordo de um voo da China Eastern de Xangai para Hong Kong passaram por momentos de tensão no último domingo devido a uma falha incontida em um dos dois motores da aeronave. Por fim, os pilotos levaram o equipamento a um pouso seguro, confirmando a confiabilidade do equipamento.

O Airbus A330 começou a vibrar violentamente depois que um dos motores Rolls-Royce Trent 772 apresentou uma falha catastrófica. A falha foi considerada “não contida”, pois os destroços do motor penetraram na caixa do motor, representando um sério risco para a aeronave e seus ocupantes.

De acordo com informações do The Aviation Herald, duas pás do fan do motor se separaram repentinamente e foram arremessadas pela carcaça, furando partes da nacele (cobertura do motor). As razões para essa separação podem incluir danos causados ​​por detritos sugados para dentro do motor, fadiga do material ou defeito de engenharia.

Assim que a falha ocorreu, a cabine começou a vibrar intensamente, como mostra o vídeo acima, levando os pilotos a desviar o avião para Xiamen, na província de Fujian, no sudeste da China.

O pouso em Xiamen ocorreu cerca de 19 minutos após a falha do motor e foi realizado com segurança. Felizmente, não houve relatos de feridos entre os passageiros.

O avião danificado permanece em solo em Xiamen, enquanto a China Eastern conseguiu providenciar um novo Airbus A330 para transportar os passageiros até Hong Kong algumas horas depois do incidente.

Fonte: Aeroin