Pés no chão

Li duas entrevistas do Prefeito de Araraquara dadas recentemente na mídia nacional. Edinho Silva é um dos mais emblemáticos nomes do PT na vida nacional. Disse que o partido precisa se recriar em suas esferas para adequar ao momento em que vive toda política no Brasil. Claro, o partido não foi feliz nessas eleições. Houveram erros em vários percursos. O próprio Edinho Silva não elegeu sucessor .

O candidato eleito em Araraquara é do PL. Não que Edinho não tenha realizado uma boa gestão. Ao contrário. A cidade é uma referência em diversos segmentos , inclusive na saúde. Na pandemia toda estrutura de saúde da cidade atendeu diversas cidades próximas. E com eficácia. Edinho cuidou da comunicação social da campanha de Lula. Foi Ministro de Estado. Tem sua relevância no cenário político brasileiro. É moderado e tem tom conciliador. Adequado para o momento que passa toda política nacional. Conciliação. Altruísmo. Moderação. Esses quesitos são importantes para todos nós. Seu nome é cogitado para presidir o PT ou Ministro de Estado. Cabe bem nos dois. Claro, o governo irá passar por uma repaginada.

Visão para 2026 começa em janeiro de 2025. Essas eleições serviram como aperitivo. Se bem que não caiu bem na digestão do governo. Fala – se numa proximidade com o Congresso Nacional mais frequente. O perfil de Edinho Silva é ideal. Cita – se maior interlocução com segmentos da sociedade brasileira. O perfil de Edinho Silva cabe perfeitamente bem. Reestudar o PT e suas ações. Edinho Silva sabe o tempo de duração da música tocada no salão. Ele fez falta ao governo? Fez. Parlamentares de vários partidos dizem o mesmo.

Se você atinge o objetivo com moderação sem atingir pessoas, esplêndido. Vai dar certo? Se deixarem Edinho Silva atuar sem nenhum fogo amigo, dará. O PT é igual escola de samba. Tem várias alas. Agora será preciso consenso para não deixarem Lula com o pincel na mão sem escada. Já caiu do banquinho no banheiro. Da escada o tombo machuca mais.

João Carlos Silva
Articulista e Consultor