Flávio Bolsonaro também está na liderança no 1º turno com 40% das intenções de voto
Mais uma rodada da pesquisa feita pelo Instituto GERP, que foi divulgado nesta quinta-feira, 17, mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) liderando a corrida presidencial com 40% das intenções de voto, contra 37% do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Augusto Cury tem 7%, enquanto o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) marca 3% e Renan Santos (Missão) tem 2%. Entre os demais nomes testados, o ex-governador Romeu Zema (Novo) e Pablo Marçal (PRTB), que teve a candidatura barrada pelo TSE, registram 1% cada. Os eleitores que declaram voto nulo, em branco ou em nenhum somam 4%, mesma taxa dos que não sabem ou não responderam à pesquisa.
Simulação de segundo turno
Em simulação de segundo turno o candidato Flávio Bolsonaro alcança 50% da preferência do eleitorado, superando os 43% registrados pelo atual presidente Lula. Neste cenário de polarização isolada, os votos brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos representam 6%. Outro 1% dos entrevistados afirma que ainda não sabe em quem votar caso a disputa fique restrita a esses dois nomes.
Rejeição e avaliação do presidente
A pesquisa também mediu o potencial de veto aos candidatos, essencial na simulação de cenários futuros. Lula é o nome mais rejeitado, com 49% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Flávio Bolsonaro aparece na sequência, com 40% de rejeição declarada.
O levantamento consultou ainda a percepção sobre a gestão do atual presidente da República. O trabalho do Executivo é desaprovado por 50% dos brasileiros, enquanto 44% declaram aprovar o governo. Os que não sabem avaliar o mandato atual somam 6%.






Relacionadas
Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos de UTI
EUA preparam envio de drones à América do Sul para operações antidrogas e antiterrorismo, diz CNN
Justiça mantém prisão de ex-deputada Flordelis por 50 anos e 28 dias