Pesquisa IGAPE/RecordNews: Leandro Vilela lidera segundo turno em Aparecida com 54,8%

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo MDB, Leandro Vilela, surge como o favorito na corrida do segundo turno, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta de Pesquisas. Na pesquisa estimulada, Vilela alcança 54,8% das intenções de voto, ampliando sua vantagem sobre o adversário, Professor Alcides (PL), que tem 34,8%.

A pesquisa mostra ainda que 6,7% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 3,7% afirmaram não saber ou não quiseram responder.

A pesquisa também revelou os índices de rejeição dos candidatos. Professor Alcides lidera a rejeição com 35,5% dos eleitores afirmando que não votariam nele em nenhuma hipótese. Por outro lado, Leandro Vilela apresenta uma rejeição significativamente menor, de 17,3%. Esses números indicam que a resistência ao nome de Professor Alcides pode impactar sua capacidade de atrair novos eleitores ou reverter o cenário atual neste segundo turno.

O mesmo instituto realizou a primeira pesquisa de intenção de votos no 2° turno inédito em Aparecida de Goiânia, e divulgada no último sábado, 12. Nela, o candidato Leandro Vilela já veio à frente na disputa pela prefeitura com 54,3% das intenções de voto. Professor Alcides apareceu com 36,3%. O emedebista que virou e saiu em primeiro lugar no 1° turno possuía já 18% de frente, de acordo com o primeiro levantamento no 2° turno.

Ainda na primeira rodada, o Professor Alcides liderava a rejeição com 34,5%, 16,8% não votaria em Vilela.

O candidato do MDB venceu o primeiro turno com 48,2% dos votos do eleitorado aparecidense. Alcides teve 43,4%.

Metodologia – Os dados desta segunda rodada da pesquisa Igape, foram coletados em Aparecida de Goiânia no dia 17 de outubro de 2024, através de entrevistas com 600 moradores da cidade, todos com 16 anos ou mais. A amostra foi selecionada com base em quotas proporcionais considerando sexo, faixa etária, escolaridade e renda.

A margem de erro da pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Vale destacar que a margem de erro não se aplica a cruzamentos ou estratificações de dados. A pesquisa foi contratada pela TV Atual Record News e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-03156/2024.