Piloto russo consegue voltar à base com caça danificado por míssil na Ucrânia

Um vídeo publicado nesta segunda-feira, 14 de março, mostra a situação em que ficou um caça que foi atingido por um míssil de defesa anti-aérea em meio à guerra na Ucrânia, mas cujo piloto conseguiu levá-lo de volta à base.

Segundo a publicação do Ministério da Defesa da Rússia, ao realizar uma tarefa na zona de combate da “operação militar especial” (como a Rússia tem chamado a ação contra a Ucrânia), a aeronave modelo Sukhoi Su-25 foi atingida por um míssil lançado do solo a partir de um complexo portátil de mísseis das forças militares da Ucrânia.

Na descrição do vídeo que você assistiu acima, o Ministério descreve:

“Depois de avaliar a situação, o piloto do avião decidiu desligar o motor danificado e não se ejetar do avião. O piloto do outro avião, líder da dupla, Tenente Coronel Denis Litvinov, realizou uma avaliação visual e, percebendo que o avião do parceiro não suportaria um novo ataque, cobriu-o com seu avião.

O piloto do segundo avião descobriu visualmente o lançamento do segundo míssil e, disparando armadilhas de calor, conseguiu desviar o míssil para o lado.

No pouso, o piloto do Su-25 danificado relatou falhas dos sistemas e controles do avião, realizando aterrissagem sob auxílio do piloto que o cobria. O pouso foi realizado sem acidente.

Devido às ações do piloto Denis Litvinov, salvando a vida do seu parceiro e do avião de caça, ambos os pilotos serão apresentados para premiação.”

 

Fonte: Aeroin