Um vídeo publicado nesta segunda-feira, 14 de março, mostra a situação em que ficou um caça que foi atingido por um míssil de defesa anti-aérea em meio à guerra na Ucrânia, mas cujo piloto conseguiu levá-lo de volta à base.
Segundo a publicação do Ministério da Defesa da Rússia, ao realizar uma tarefa na zona de combate da “operação militar especial” (como a Rússia tem chamado a ação contra a Ucrânia), a aeronave modelo Sukhoi Su-25 foi atingida por um míssil lançado do solo a partir de um complexo portátil de mísseis das forças militares da Ucrânia.
Na descrição do vídeo que você assistiu acima, o Ministério descreve:
“Depois de avaliar a situação, o piloto do avião decidiu desligar o motor danificado e não se ejetar do avião. O piloto do outro avião, líder da dupla, Tenente Coronel Denis Litvinov, realizou uma avaliação visual e, percebendo que o avião do parceiro não suportaria um novo ataque, cobriu-o com seu avião.
O piloto do segundo avião descobriu visualmente o lançamento do segundo míssil e, disparando armadilhas de calor, conseguiu desviar o míssil para o lado.
No pouso, o piloto do Su-25 danificado relatou falhas dos sistemas e controles do avião, realizando aterrissagem sob auxílio do piloto que o cobria. O pouso foi realizado sem acidente.
Devido às ações do piloto Denis Litvinov, salvando a vida do seu parceiro e do avião de caça, ambos os pilotos serão apresentados para premiação.”

Relacionadas
Pai morre após saber da morte do filho em acidente de trânsito, em Goiás
Governador da Bahia diz que eleitores de Bolsonaro deveriam ir ‘para a vala’
Idoso mata o cunhado e é morto por policial durante festa de igreja