Pneumonite: entenda o quadro que levou à morte de Abilio Diniz

Abilio Diniz morreu ontem (18), aos 87 anos, por conta de uma insuficiência respiratória causada por uma pneumonite. O empresário que criou um império com o Grupo Pão de Açúcar começou a se sentir mal durante uma viagem para os Estados Unidos e precisou voltar ao país de avião UTI.

O que é pneumonite?

A pneumonite é uma inflamação nos pulmões que atinge a parte intersticial do órgão, que é a região entre os alvéolos pulmonares. Os alvéolos são responsáveis por transformar o gás carbônico em oxigênio. A doença acontece, geralmente, por hipersensibilidade. Ou seja, decorrente da inalação de substâncias químicas em partículas tão pequenas que são capazes de serem absorvidas pelo pulmão, causando a inflamação. Nos quadros graves, ela pode levar a uma fibrose pulmonar, que é quando se formam cicatrizes nos pulmões, enrijecendo o tecido e dificultando a respiração, além de insuficiência respiratória.

Qual a diferença entre pneumonite e pneumonia?

A diferença está na causa e também em como ela age no corpo. A pneumonia atinge os alvéolos, já a pneumonite atinge uma outra área: o interstício, que fica entre os alvéolos. Outro ponto diferente é a causa. A pneumonia é causada por vírus, fungos e bactérias. Já a pneumonite é causada pela exposição a compostos químicos. A pneumonite não tem bactérias ou vírus, mas é causada pelo que chamamos de hipersensibilidade. Isso ocorre quando o pulmão é exposto a uma substância que é inalada. Há casos por inalação de spray, óleo, qualquer coisa que possa causar uma irritação de natureza inflamatória.

Quais os sintomas da pneumonite?

Alguns dos sintomas da doença são tosse, falta de ar, chiado no peito, dor no peito, dor ao respirar, irritação no nariz e na garganta, fraqueza, febre e dor abdominal.