A Polícia Civil de Goiás, por meio da Superintendência de Identificação Humana (SIH), realizou, na manhã desta sexta-feira (21), o Workshop de Identificação Neonatal Goiás, evento que apresentou o projeto-piloto de implementação da coleta de biometria dos recém-nascidos nas maternidades de Goiás.
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, será a unidade de teste para a efetiva implantação do projeto. A Polícia Civil, em parceria com a Secretaria da Saúde de Goiás, vai expandir a identificação neonatal para todas as maternidades estaduais, até outubro deste ano.
Identificação Neonatal
O Projeto Identificação Neonatal consiste na coleta de biometria do recém-nascido e da mãe, na sala de parto. Haverá recoleta no momento da alta hospitalar, garantindo, desta forma, a cadeia de custódia da biometria do neonato.
Além disso, os bebês já saem da maternidade com o protocolo de requerimento do RG Nacional, possibilitando assim, o acesso aos diversos serviços públicos existentes. A iniciativa quer garantir a segurança da mãe e do bebê, evitando trocas, furtos e sequestros de recém nascidos.
Relacionadas
Príncipe Harry é ameaçado pela Al-Qaeda e teme por segurança
STJ: relator vota para que tempo de amamentação reduza pena de presas
Greve de fome: Glauber acampa na Câmara após Conselho votar cassação