A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Águas Lindas – 17ª DRP, deflagrou, nesta quinta-feira (12), a segunda fase da Operação Smith, e cumpriu, em Santos/SP, um mandado de prisão preventiva em desfavor de suspeito de movimentar quase R$ 24 milhões, nos últimos três anos, com a prática de estelionato qualificado, na modalidade golpe do amor ou golpe do falso militar americano. O suspeito foi preso na cidade de Santos/SP, após retornar de um cruzeiro.
A investigação teve início em março de 2023, quando uma senhora residente em Águas Lindas/GO narrou ter sido vítima do crime conhecido como “golpe do amor” ou “golpe do falso militar americano”, no qual criminosos se passam por militar americano e, após ganharem a confiança das vítimas, pedem-lhes vultosas quantias como pagamento de taxas alfandegárias de presentes que aqueles teriam lhe enviado do exterior.
Com o avançar das investigações, em julho de 2023, foi realizada a primeira fase da Operação, ocasião na qual foram presos, na cidade de São Paulo/GO, um nigeriano e um brasileiro.
Em decorrência da primeira fase da Operação, foram identificados elementos de prova em desfavor desse outro suspeito preso na data de hoje, na segunda fase da Operação.
Com a remessa do Inquérito Policial ao Poder Judiciário local, o suspeito poderá responder por estelionato qualificado e lavagem de capitais, podendo a pena chegar a 18 anos de prisão. As informações são da Polícia Civil.
Relacionadas
“Livramento”, desabafa Myrian Rios ao relatar erro médico
Por unanimidade, STF torna mais sete réus por tentativa de golpe
Deputada pede ao STF retirada imediata de Ednaldo Rodrigues da CBF