Nesta segunda-feira (4), a Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente um homem de nacionalidade portuguesa suspeito de tráfico internacional de crianças no interior de São Paulo. Ele é suspeito de participar de um esquema que transportava recém-nascidos para o continente europeu.
A ação acontece no âmbito da Operação Deverra, deflagrada na manhã de hoje. Os agentes cumprem seis mandados judiciais, sendo quatro mandados de busca pessoal, um de busca e apreensão e o mandado de prisão contra o português, que é alvo das investigações.
Na última quinta-feira (30), o Ministério Público de São Paulo denunciou à PF o caso de um recém-nascido na cidade de Valinhos (SP). O bebê foi abandonado pela mãe no hospital e registrado como filho deste português.
Há menos de um mês, o mesmo homem havia registrado outra recém-nascida, nascida no mesmo hospital, como sua filha.
Segundo a Polícia Federal, o suspeito fez quatro viagens entre Brasil e Portugal nos anos de 2015, 2021 e 2023. No último ano, o homem fez duas viagens, sendo a segunda a mais recente.
As investigações apontam que, na última saída do Brasil, o homem levou uma recém-nascida, com menos de um mês de vida, para Portugal. Quando voltou a São Paulo, o suspeito não estava com a bebê.
Diante das suspeitas, a alta hospitalar do bebê foi adiada e a Polícia Federal iniciou uma série de diligências com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, Justiça Federal e equipe médica da Santa Casa.
No exterior, a Adidância da Polícia Federal em Portugal foi acionada para auxiliar nas investigações e tentar localizar a recém-nascida que já havia sido levada para a Europa.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo