Em Brasília, a concentração começou às 9h, próximo ao Museu da República, e contou com a participação da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019 e do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. No Brasil inteiro uma grande parte da população foi às ruas se manifestar favorável ao VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL, que também está sendo chamado de “VOTO DEMOCRÁTICO”.
Em entrevista ao Canal Terça Livre, Araújo lembrou a importância da participação popular nas questões mais importantes da politica.
“Eu acho que todas as modificações, as mudanças que têm havido no Brasil têm acontecido a partir disso aqui – o povo na ruas aqui na Esplanada em Brasília e no Brasil todo – a partir de uma confiança de que o impossível pode acontecer. Está muito frequente agora essa coisa de que a política é a arte do possível, na verdade, eu acho que só o povo pode transformar o impossível em possível, só o povo pode transformar aquilo que é mais uma barreira imposta pelo sistema”, disse o ministro ao comentar sobre o atual “divórcio” entre a população e as instituições.
“Isso aqui é a única coisa que pode perfurar essa barreira”, completou o ex-ministro.
Além da manifestação em Brasília, milhares de cidadãos estão reunidos em outras capitais e cidades do país, como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA).
No Rio de Janeiro, os organizadores estimam que quase 1 milhão de pessoas estão reunidas em Copacabana. É possível acompanhar as movimentações pela hashtag #BrasilPeloVotoAuditavel, que já está no Trending Topics do Twitter.
A PEC do voto impresso auditável deve ser votada no próximo dia 5 de agosto pela comissão especial na Câmara dos Deputado. Apesar do grande apoio popular, a proposta ainda enfrenta impasse por parte dos parlamentares de oposição.
Relacionadas
DENZEL WASHINGTON É BATIZADO E ORDENADO PASTOR NA IGREJA NOS EUA
Irã está no escuro após ataque de Israel
Queda de ponte entre Maranhão e Tocantins deixa 2 mortos e 6 desaparecidos