Aos poucos, a Praça Cívica está ganhando cor. A reforma das fachadas dos prédios iniciada no final de julho de 2023 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) avançou e, agora, cinco meses depois, já é possível ver novas tonalidades ganhando espaço entre o verde das árvores do berço da capital goiana.
As obras no Centro Cultural Marietta Telles Machado, que foi o primeiro a receber as melhorias, está em fase avançada. Grande parte do prédio já foi pintada com as cores nos tons de branco e salmão. Atualmente, a pintura está sendo feita na parte interna do pátio e instaladas pingadeiras metálicas.
“Antes da pintura, fazemos um trabalho de reforma na fachada, fazendo reparos nas rachaduras, marquises e pingadeiras; corrigindo fissuras, trincas, infiltrações e demais problemas comuns em prédios como esses. É um trabalho para preservar e também valorizar o nosso patrimônio histórico e dar vida a esse espaço tão importante para os goianos”, ressalta a secretária de Estado, Yara Nunes.
Investimento na Praça Cívica
O investimento do governo estadual foi de R$ 3,5 milhões, e o resultado já começa a ser visto. Um novo tom de azul e branco também é notado na praça. É o prédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que recebe obras de pinturas nas fachadas frontal, lateral esquerda e direita.
O Palácio das Esmeraldas já teve as trincas e fissuras reparadas e, atualmente, é feita a recuperação dos balaústres danificados do guarda-corpo da varanda frontal. A obra no prédio ainda inclui os acabamentos da parede e guarda-corpo. Nesse caso, a tradicional cor verde permanece.
2024
No cronograma do primeiro semestre de 2024, ainda estão o início das obras no prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga.
Saiba mais
Aos poucos, a Praça Cívica está ganhando cor. A reforma das fachadas dos prédios iniciada no final de julho de 2023 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão