O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo por um ano após uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (14) que investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na prefeitura da cidade, que fica na Grande São Paulo. Dois empresários e um servidor foram presos.
A investigação começou após a polícia encontrar no mês passado cerca de R$ 14 milhões (considerando uma parte em dólar) com um servidor apontado como o operador financeiro do prefeito.
Segundo a PF, há indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção. Cerca de R$ 1,9 milhão em dinheiro vivo foi apreendido nesta quinta com alvos diferentes, mas o trabalho de contagem ainda está em andamento.
Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva.
Com o afastamento de Marcelo Lima, Jessica Cormick (Avante), que é policial militar, assume a prefeitura de São Bernardo do Campo.
Jessica Cormick tem 38 anos e é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005. Ela se afastou da corporação no ano passado, ao ser convidada pelo então deputado federal e candidato Marcelo Lima para ser vice na chapa dele. Com a eleição da dupla no pleito de outubro de 2024, Jéssica Cormick assumiu em 1° de janeiro deste ano seu primeiro cargo público eletivo da vida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/7/H/RbzKa6SJmm17SyetYCbg/1755172737535047.jpg)
A policial militar Jéssica Cormick, do Avante, é vice-prefeita de São Bernardo e vai assumir a prefeitura após afastamento de Marcelo Lima (Podemos). — Foto: Reprodução/Instagram


Relacionadas
Noivo morre em acidente de helicóptero após sair de cerimônia de casamento
Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda regras
Lula sugere enforcamento de Flávio e Eduardo