Prefeito foi ontem a Brasília, onde se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ao lado de parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional e de entidade empresarias de Goiás. Ele entra na luta para a construção do anel viário, ideia defendida por Maguito Vilela
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), participou, ontem, em Brasília, de reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que teve como pauta a construção do Anel Viário de Goiânia, acompanhado de parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional e de representantes de entidades empresariais de Goiás. A ação visa destravar a obra, que se arrasta desde 2014.
A construção do anel viário foi uma das demandas defendidas por Maguito Vilela durante a campanha eleitoral de 2020, para transformar o trecho urbano da BR-153, com o desvio do trânsito pesado para o anel viário, numa grande avenida para os goianienses e moradores da região metropolitana.
Pela importância da obra, Rogério Cruz encampa esse projeto de Maguito, para que a obra seja destravada no Ministério da Infraestrutura, como forma de dar tranquilidade e segurança a quem trafega pela rodovia. Mais que isso, o prefeito entende que o desvio é uma forma de salvar vidas, pois é alto o registro de acidentes envolvendo diferentes tipos de veículos, inclusive com atropelamentos nesse trecho urbano.
A reunião no Ministério da Infraestrutura aconteceu dois dias de o prefeito receber, no Paço Municipal, para um café da manhã, deputados federais da bancada goiana. A iniciativa de Rogério Cruz, por sinal, foi muito elogiada pelos parlamentares, que se manifestaram pelas redes sociais, quando destacaram o perfil agregador do prefeito, em buscar o diálogo com os representantes goianos no Congresso Nacional, como forma de abrir portas em Brasília, junto aos ministérios, para trazer recursos financeiros para Goiânia, e assim executar o plano de governo e cumprir os compromissos de campanha.
Como resultado dessa aproximação, com o objetivo de trabalhar em prol da capital, a reunião no Ministério da Infraestrutura contou com um número representativo de parlamentares: Flávia Morais (PDT), Adriano do Baldy (PP), Elias Vaz (PSB), Francisco Jr (PSD), João Campos (Republicanos), José Mário Schreiner (DEM), Delegado Waldir Soares (PSL), José Nelto (Podemos) e Lucas Virgílio (Solidariedade). Magda Mofatto (PL) e Zacharias Calil (DEM) acompanharam a reunião por videoconferência, assim como o senador Luiz Carlos do Carmo (MDB). O governador Ronaldo Caiado (DEM) também esteve no Ministério.
Também reforçaram a luta o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB); o presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; e o presidente do Secovi-Go, Ioav Blanc. E também, por videoconferência, o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) e a vereadora Sabrina Garcêz (PSD).
Salvar vidas
Na avaliação dos participantes, Tarcísio Freitas se solidarizou com a causa e se comprometeu a buscar uma solução para a implantação do anel viário, com a aquiescência do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; a secretária de Fomento Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa; do diretor-geral do Dnit, General Santos Filho; e do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Lucas Vissoto.
O secretário municipal de Relações Institucionais, Euler Morais, que também acompanhou a comitiva do prefeito, confirmou que o ministro Tarcísio Freitas informou que vai incluir na nova concessão da BR-153, e também, da BR-060, o estudo e elaboração do projeto para um novo traçado para o anel viário da região metropolitana de Goiânia.
Para que a construção do anel viário saia do papel, Euler Morais foi informado, pelo corpo técnico do Ministério, sobre a necessidade uma nova concessão.
“Isso vai ajudar a resolver um problema angustiante e dramático, que é a implantação desse sistema viário na nossa região metropolitana”, pontuou o secretário, demonstrando sintonia com o prefeito Rogério Cruz, quando o assunto é buscar solução de mobilidade no trecho urbano da rodovia e, assim, salvar vidas.
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