Investimento é de R$ 505 milhões; levará asfalto novo para 17 bairros, construirá dois novos eixos viários e bueiros
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, assinou nesta segunda (18) dez ordens de serviço para execução de obras de pavimentação, drenagem, construção de bueiros e recapeamento em dezenas de bairros espalhados por toda a cidade. O investimento é de R$ 505 milhões e ocorre dentro do programa Aparecida 100 anos, voltado à melhoria da infraestrutura, saúde e educação no município.
Em solenidade na Cidade Administrativa Maguito Vilela, Vilmar Mariano detalhou as obras a serem realizadas já a partir deste mês (veja o cronograma abaixo). O prefeito estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, do deputado estadual Veter Martins e do deputado federal Rubens Otoni; dos secretários municipais e dos vereadores por Aparecida.
“A cidade de Aparecida, que se agigantou, tem que ser pensada no macro. É uma cidade que está crescendo a passos largos para o desenvolvimento e, por isso, necessita de obras assim, de grandes proporções, que vão melhorar a vida de centenas de milhares de pessoas”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.
O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, ressaltou que a execução das obras em larga escala, com frentes de serviço espalhadas por toda a cidade, vai ao encontro da dinâmica de Aparecida, que cresce a cada dia com novos bairros e mais moradores. “Os eixos estruturantes, por exemplo, são fundamentais para absorver essa demanda, desafogando o tráfego de veículos e encurtando as distâncias”, acrescentou o gestor.
Conclusão dos novos eixos estruturantes
Com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), serão feitas obras para concluir quatro dos cinco novos eixos estruturantes no sentido leste-oeste em construção. Esse trabalho começa no próximo dia 25 de março pelos eixos:
Eixo 1- 3,02 km de pista dupla com drenagem e bueiro celular;
Eixo 3- 0,94 km de pista dupla com drenagem;
Eixo 4 -1,98 km de duplicação de pista.
No dia 17/04 serão iniciadas novas obras, sendo elas:
Eixo 2- 4,53 km de pista dupla com drenagem, ponte e trincheira;
Eixo 1A – 1,01 km de pista dupla com drenagem.
Pavimentação de dezenas de bairros
Financiadas pelo NDB, o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido também por Banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a pavimentação e drenagem dos bairros está organizada em quatro lotes de obras. São eles:
Lote 1- Vila Delfiore, Vila Romana, Jardim Cascata e Dom Bosco II. Empresa contratada: Costa Brava. Começa nesta quinta (21) com frentes de serviço no Cascata e Delfiore.
Lote 2- Buriti Sereno 1º Etapa, Jardim Tropical, Serra das Brisas, Garavelo, Residencial Park e Goiânia Park Sul. Empresa contratada: Unida Engenharia. Inicia no dia 25 de março com uma frente de serviço no Buriti Sereno.
Lote 3- Rosa dos Ventos 1º Etapa, Rosa do Sul e Chácara Santa Luzia. Empresa contratada: Unida Engenharia. Começa no dia 25 de março com uma frente de serviço no Rosa do Sul/Chácara Santa Luzia e outra no Rosa dos Ventos.
Lote 4- Conde dos Arcos, Village Garavelo, Central Solar Park, Jardim Esplanada e Jardim Cristal. Empresa contratada: Costa Brava. Inicia nesta quinta (21) com uma frente de serviço no Conde dos Arcos.
Bueiro triplo e mais pavimentação
Num investimento custeado com recursos do Tesouro Municipal e do Governo Federal, a Prefeitura de Aparecida executará também:
Bueiro de concreto triplo na ligação do Brisa Sul com o Jardim Dom Bosco – Empresa contratada: Costa Brava. Início estipulado para o dia 25 de março.
Pavimentação e drenagem da Rua Paraíba, interligando o Setor dos Estados – Empresa contratada: Pav Alves. Obra prevista para começar no dia 1º de abril.
Outras obras contempladas nesta etapa
Esta fase do programa de investimentos Aparecida 100 Anos compreende ainda:
Bueiros na região do Parques e Jardins e nos bairros Independência com Pontal Sul; Residencial Cândido de Queiroz; Parque Itália com Miramar/Nova Olinda; Rosa dos Ventos; encontro da região do Instituto Federal de Goiás (IFG) com o Polo Empresarial Goiás; Jardim Florença com Campos Elíseos; e Expansul com Eldorado.
Conclusão do Eixo Estruturante Madre-Germana/Jardim Tiradentes; novas obras do programa de pavimentação Pequenas Obras Grandes Resultados; e recapeamento com fresagem em 260 quilômetros de diversas ruas e avenidas do município.
Entre as principais ruas e avenidas a serem recapeadas estão, por exemplo, Avenida V-5 (Cidade Vera Cruz); Avenida Rio Verde (Bairro Hilda); Avenida das Bandeiras (Vila Brasília); Avenida São João (Jardim Nova Era); Rua Ribeirão Preto (Vila Mariana); e Avenida Uru, no Setor dos Afonsos.
Prefeito agradeceu apoio dos vereadores
Ao assinar as ordens de serviço, o prefeito Vilmar Mariano ressaltou que a gestão do município e, consequentemente, as obras realizadas na cidade só se concretizam com o apoio dos vereadores e da Câmara Municipal.
Ele agradeceu nominalmente cada um dos vereadores, sobretudo os que acompanharam a solenidade. Estiveram na cerimônia o vice-presidente da Câmara Municipal, Fábio Ideal, e os também vereadores Camila Rosa, Amendoim, Isaac Martins, Roberto Chaveiro, Marcos Miranda, Gilsão Meu Povo, Lélis Pereira, Erivelton Contador, Arnaldo Leite e Domingos Rodrigues.
Prefeito destacou o trabalho de todos os vereadores, até de parlamentares considerados de oposição. Dos 25 vereadores, 19 são da base do prefeito. “Eu quero render toda a minha gratidão a vocês [vereadores e parlamentares], que têm ajudado a melhorar a cada dia a cidade de Aparecida de Goiânia”, disse Vilmar Mariano.
Representando a Câmara Municipal, Fábio Ideal reconheceu a amplitude do pacote de obras lançado pela Prefeitura de Aparecida. “Esses investimentos vão contemplar toda a cidade de Aparecida de Goiânia.”
O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, pontuou que Aparecida tem uma infraestrutura de dimensões expressivas, com redes de esgoto construídas em 70% do município e água tratada disponível em 90% dos bairros da cidade. “E vamos continuar crescendo. Esse é o objetivo dessas obras: levar mais benefícios e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Aparecida”, finalizou Vilela.
Relacionadas
Morre apóstolo Rina, líder da Igreja Bola de Neve, após grave acidente
Depois de xingar Musk, Janja cancela participação em evento
Presidente Vladimir Putin: “Usaremos armas NUCLEARES se um míssil inimigo for lançado em direção à Rússia”