O Haras 2 possui a capacidade de captação de mais de 450 milhões de litros de água bruta
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), está prestes a realizar a entrega da maior represa já construída na cidade, a Haras 2, com capacidade para armazenar 458 milhões de litros de água bruta. A inauguração está marcada para sexta-feira (7), a partir das 10h, na zona rural de Senador Canedo.
A obra representa um aumento de 80% nas reservas da Sanesc. Ela é maior do que a Haras 1, que possui uma capacidade de 324 milhões de litros de água. Esse aumento significativo na capacidade de armazenamento de água, é uma resposta às crescentes necessidades de abastecimento da cidade.
A nova represa já está captando água desde o final do ano passado. O volume será usado exclusivamente para abastecer a cidade durante os períodos de estiagem. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela atual gestão para enfrentar a crise hídrica que afeta a cidade há mais de 30 anos.
“Nossa gestão está sendo marcada também por inúmeros investimentos no saneamento. Concluímos o reservatório do Bonsucesso e agora a obra do Haras 2, que é o segundo maior reservatório para produção de água em Goiás, pode ajudar em 60 dias de seca”, ressalta o prefeito.
Além da inauguração da Haras 2, a Prefeitura de Senador Canedo continua investindo em infraestrutura de abastecimento de água. Na próxima semana, serão entregues mais dois reservatórios de água tratada, localizados nos bairros São Francisco e Vila Galvão.
“Quando assumimos a gestão a Sanesc estava sucateada, bombas queimadas, equipamentos sem manutenção… Em 3 anos de gestão investimos no saneamento o que não foi investido em 30 anos na história de nossa Senador Canedo”, lembra o prefeito.
Ele completa dizendo ainda sobre os inúmeros investimentos que foram feitos na área:
“Em 2021 a reservação de água bruta era de 456 mil litros, hoje é de 1 bilhão e 100 milhões de litros. Além disso, com a modernização e ativação de ETAs, a capacidade de produção de água está 160% maior. Por meio de obras já concluídas e projetos em andamento, a Sanesc está investindo cerca de 150 milhões de reais no sistema de água e esgoto de Senador Canedo até o final de 2024”, comenta.
Relacionadas
Casal mata mulher e forja suicídio para ficar com loteamento de casas da vítima
‘Me joguei de uma altura de 10 metros, lá de dentro do banheiro’, diz passageiro do ônibus que sobreviveu ao acidente com 41 mortos
Casal de pastores morre em acidente em Minas Gerais