Prefeitura de Trindade intensifica vacinação, que segue até dia 9 nas UBSs

Secretaria Municipal de Saúde está com uma campanha em aberto desde dia 8 de agosto para a atualização do cartão de vacinação de crianças e adultos, que vai até dia 9 de setembro em todas as UBSs da cidade. Estratégia complementa o Dia D de Multivacinação que foi neste sábado (20/08), e que tinha foco nas 7 mil crianças menores de 5 anos de idade que residem em Trindade e que precisam tomar a primeira dose ou o reforço contra a Poliomielite

 

A Prefeitura de Trindade, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou a população para o Dia D de Multivacinação, neste sábado (20/08), para atualização do cartão de vacinas, mas com foco especial nas crianças de 2 meses a 5 anos de idade que nunca tomaram o imunizante ou precisavam de reforço contra a Poliomielite (paralisia infantil). Por outro lado, a campanha em Trindade ganha mais 14 dias (úteis), encerrando só em 9 de setembro.

O diretor de Vigilância em Saúde do município, Leonardo Izidório, destaca que, segundo o IBGE, Trindade tem cerca de 7 mil crianças menores de 5 anos. Este público é o principal alvo da atual campanha.

Ele observou que a estratégia foi incentivar essa vacinação desde o dia 8 de agosto e oferecer mais tempo como forma de ampliar ao máximo a cobertura vacinal contra a paralisia infantil, doença que, se voltar a circular, pode atingir até mesmo adultos não imunizados.

As crianças devem ser levadas para as UBSs de Trindade de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além da gotinha que imuniza contra a Poliomielite, e que podem ser ministradas no mesmo dia em que outros imunizantes do calendário, estão disponíveis vacinas contra Sarampo, Covid-19 e Influenza. E adultos também devem procurar as unidades para se protegerem.

Um exemplo de atenção com o Dia D de Multivacinação, foi o bancário Wesley de Souza Ribeiro, de 41 anos, que compareceu logo de manhã com o filho na UBS Otaídes Veríssimo, no Centro. Ele lembrou que a adesão à campanha “é uma chance que pode evitar problemas de saúde futuros”.

Com o bebê no colo, a assistente administrativo-financeiro Josinélia Souza fez questão de falar da satisfação de imunizar a criança, explicando para ela própria: “Faz bem pra saúde meu filho”.