Município está agindo no combate a focos, como aconteceu na Estação Ecológica do Barro Preto esta semana. Também investe em equipamentos para reforçar trabalho do Corpo de Bombeiros em Trindade, como a compra de mochilas de hidratação entregues pelo prefeito Marden Júnior no ano passado, e agora na compra de aspersores corporais de água, tudo com recursos próprios da Prefeitura. Órgãos também se mobilizam em torno da Operação Cerrado Verde que já iniciou, assim como o período das queimadas, que vai até outubro
A Prefeitura de Trindade, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está em estado de alerta junto com o Corpo de Bombeiros para os focos de incêndios florestais na seca deste ano. O fogo já ameaça algumas áreas de preservação, mas a Operação Cerrado Vivo de 2022 também já está em andamento.
Na segunda-feira, em poucas horas, cerca de 270 mil metros quadrados em torno da Estação Ecológica do Barro Preto, arderam em focos de incêndio que espalharam com o vento forte e redemoinhos, criando três frentes de calor.
Equipes da Prefeitura desviaram um caminhão pipa do Aterro Sanitário de Trindade com o apoio da Saneago, para molhar os pontos em chamas, evitando uma destruição maior do local.
“Na Estação Ecológica do Barro Preto existem mais de 42 nascentes, com grande concentração de espécies da flora e da fauna”, alerta o secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Badur. Uma fazenda vizinha também teve uma área atingida pela queimada.
O secretário destaca que a união de esforços entre os diferentes órgãos municipais, bombeiros e funcionários das fazendas, chácaras e lotes é a grande saída para evitar os focos, conter o avanço depois de iniciado o fogo e até mesmo em algumas situações de combate, como no caso da formação de brigadas de incêndio.
A Operação Cerrado Vivo é realizada pelo Corpo de Bombeiros e, em Trindade, envolve a sensibilização do público no local onde ocorrem os focos mais graves de incêndios florestais, que é nas propriedades rurais. O trabalho é intensificado durante o período de seca que vai até outubro em Goiás.
A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento, dá suporte aos Bombeiros para que sejam promovidas palestras nas fazendas. É dirigida atenção especial aos imóveis mais próximos das áreas de conservação e aqueles que estão em áreas limítrofes de outros municípios que fazem divisa com Trindade, elevando a preocupação para além do município.
Nestes encontros, ocorre exibição de vídeo com orientações, instrução para a confecção caseira de abafadores e “para a formação de brigadas locais”, entre outras preparações preventivas, salienta Roberto Badur.
Equipamentos
A Prefeitura está em fase de aquisição de mais equipamentos para repassar aos Bombeiros de Trindade visando reforçar o combate aos incêndios florestais em 2022. Segundo Roberto Badur, entre outros itens, ao menos 15 aspersores corporais de água serão adquiridos com o investimento de R$ 20 mil dos cofres municipais.
Ele explica que estes aspersores são depósitos portáveis de água que podem ser utilizados pelo bombeiro para apagar o fogo que fica coberto pelas cinzas, em raízes, por exemplo.
“Em 2021 o prefeito Marden Júnior entregou 20 mochilas de hidratação para as equipes da Corporação em Trindade e, este ano, estamos adquirindo os aspersores e outros equipamentos”, informa o secretário.
Ele destaca ainda que o planejamento da Semma para a prevenção de incêndios envolve os aceiros e também queimadas de palha, que são focos propositais, controlados e monitorados com a presença do Corpo de Bombeiros no instante em que são ateados.
Segundo o secretário, o planejamento privilegia áreas ecológicas já oficializadas, como a Estação do Barro Preto e os parques Maria Perillo e Lara Guimarães, já bastante monitorado pela Secretaria de Esporte e Juventude, que tem sua sede nele.
Por outro lado, salienta Roberto Badur, outros pontos de importância florestal, como uma área verde situada no Setor Monte Cristo, entre os setores Maria Eduarda e São Sebastião, estão no planejamento para receberem aceiros em agosto.
Já os focos urbanos, frisou ele, têm sido fiscalizados e combatidos com conscientização dos moradores para que evitem e denunciem os casos à Semma, no telefone 3505-8633, e ao Corpo de Bombeiros, no número 193.
O Comandante do 15º Batalhão dos Bombeiros em Trindade, Tenente-Coronel David Augusto, salienta o papel do município na Operação Cerrado Vivo. “Essa soma de esforços ajuda na prevenção e na responsabilização jurídica nos casos em que for apurado incêndio criminoso”, destaca o oficial. O período atual, afirma ele, é o mais crítico.
Para o Comandante, além do trabalho de campo realizado pela Semma, que contribui até mesmo no combate de focos e na abertura de aceiros, a Secretaria de Educação de Trindade também tem participação importante na conscientização das crianças matriculadas na rede municipal.
Relacionadas
Rejeição à prmeira-dama Janja dispara no Brasil
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF