Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais, vinculada à Delegacia Seccional de São Carlos/SP, mediante troca de informações e parceria com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Itumbiara prenderam, em 23 de maio, o foragido Oswaldo Eustáquio da Silva, condenado a oito anos e seis meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu no Parque Santa Elisa, no município paulista.
O crime ocorreu no ano de 2010 e foi investigado pela DEAM/DEPAI, ocasião em que Oswaldo foi formalmente indiciado pela Polícia Civil. Após 12 anos de tramitação, o processo criminal com sentença condenatória, transitou em julgado em 2022 no Supremo Tribunal Federal (STF), fixando definitivamente uma pena privativa de liberdade de mais de oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente fechado.
Com essa decisão final, a Vara de Execução Penal de Itumbiara expediu o competente mandado de prisão contra o condenado. Diante disso, Oswaldo foi procurado em diversos locais pelos policiais civis, porém não foi encontrado em Itumbiara, indicando que ele estava se furtando da ação policial para não ser capturado. As informações são da Polícia Civil.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo