24 de outubro de 2021, 17:55h

Professor Alcides busca projetos inovadores para a educação em Goiás

Uma comitiva composta pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), pela primeira-dama Thelma Cruz, e pelos deputados federais Professor Alcides (Progressistas) e João Campos (Republicanos) esteve nesta segunda-feira (5) em Palmas, no Tocantins, onde foi conhecer projetos inovadores na área da educação.

O grupo, acompanhado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, pelo vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pela secretaria de Educação do Estado, Adriana Aguiar, fez visitas técnicas a três unidades educacionais. A primeira foi a Escola de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, onde conheceu a estrutura de uma unidade que conta com salas de aula, salas de música, quadra poliesportiva, campo society, pista de corrida e piscina.

Na segunda visita, o grupo foi até o canteiro de obras da Escola Estadual de Tempo Integral – Unidade II, que atenderá a 1.500 alunos.
Na sequência, conheceu o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Luísa Rodrigues, uma unidade que atende mais do que o dobro das crianças atendidas nas unidades de Goiás.

“Esse cmei atende a 500 crianças, enquanto os nossos em Goiânia e Aparecida atendem de 180 até 200 crianças em período integral. Aqui a metodologia pedagógica é diferenciada, os banheiros e as bancadas são maiores, um banheiro atende a dois berçários. A ambientação interna e externa é superior à nossa”, destacou professor Alcides, acrescentando que “fica quase no mesmo preço”, já que um cmei em Goiás custa cerca de R$ 1,95 milhão, enquanto que o projeto de Palmas custa R$ 100 mil a mais.

“Conhecemos o modelo com o objetivo de aprimorar nossos conhecimentos e de replicar este mesmo formato em Goiânia”, disse Rogério Cruz durante a visita.

Na oportunidade, a comitiva de Goiás solicitou ao Governo do Tocantins e à Prefeitura de Palmas as minutas dos projetos visitados e autorização para implantá-los em Goiás.

“Vimos muitas coisas importantes que podemos aproveitar em Goiás, em especial em Goiânia e Aparecida. Escolas e cmeis modernos, fantásticos. É dessa modernidade que estamos indo atrás. Nós educadores saímos daqui felizes com tudo que vimos”, declarou Professor Alcides.

No início da noite a comitiva foi recebida no Palácio Araguaia pelo governador Mauro Carlesse. A comitiva de Goiás foi composta ainda pelo vereador Marlon Teixeira, membro da Comissão de Educação da Câmara de Goiânia, e pelos secretários da Educação, Wellington de Bessa, e de Relações Institucionais, Valéria Pettersen.