Proposta de professor da UFG visa isentar impostos sobre medicamentos para diabéticos no Brasil

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. O tema mundial de 2024 será “Diabetes e bem-estar”. A cor símbolo do Dia Mundial do Diabetes é o azul.

O goiano e professor de direito da Universidade Federal de Goiás, Pedro Sérgio, portador do diabetes tipo 2 – é autor de uma proposta que tem tudo para se tornar Lei federal no Brasil. O projeto tem como objetivo a retirada de todos os impostos de quaisquer medicações usadas para o tratamento do diabetes e hipertensão.

Como justificativa, Pedro Sérgio alega que o governo não perderá arrecadação, haja vista que as filas no Sistema Único de Saúde (SUS) irá diminuir para aquisição dos remédios gratuitos, caso o preço fique mais em conta para a população. “Na minha avaliação, o governo não perderá nada, pelo contrário, pois as pessoas terão acesso aos medicamentos na rede privada com preço acessível sem os impostos”, explica.

Fonte: Jornal Opção