Tido como um grande parceiro dos prefeitos de Goiás, o TCM é a garantia de transparência das contas dos municípios
Depois de muitas discussões no parlamento goiano e após grande repercussão junto ao meio político goiano, o assunto extinção do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás) está definitivamente encerrado.
Durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 15, os deputados debateram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 5022/21, de autoria do parlamentar Henrique Arantes (MDB), que versa sobre a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM).
A proposta de extinção do órgão foi embasada no argumento de que a estrutura onera demasiadamente os cofres públicos do Estado e que o trabalho de fiscalização realizado pelo TCM pode ser desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Uma vez extinto o TCM, suas atribuições e seus servidores efetivos serão incorporados no Tribunal de Contas do Estado, competente corte estadual dotada de estrutura e capacidade para o bom desempenho de suas funções”, acrescenta a justificativa da matéria.
Em primeiro turno de votação, os parlamentares apreciaram a última manifestação que o projeto obteve na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que foi o relatório do deputado Talles Barreto (PSDB) pela rejeição da proposta. Com 26 votos favoráveis e dois votos contrários, sendo eles dos deputados Major Araújo (PSL) e Delegado Humberto Teófilo (PSL), o parecer contrário constante no relatório foi aprovado pelo Plenário, resultando, assim, no arquivamento da proposta de extinção do TCM.
O TCM, conforme apurou a reportagem do Brazil Urgente, é muito bem visto pela quase unanimidade dos prefeitos do estado de Goiás. Os gestores goianos tem no TCM um grande parceiro na aprovação de suas contas e também como ferramenta de auxílio para uma gestão competente e sem problemas jurídicos. Prefeitos de cidades como Rio Verde, Jataí, Anápolis, Itumbiara, Senador Canedo, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Trindade, Luziânia, Ceres, Uruaçu e outras tantas se levantaram imediatamente contra a ideia de extinção do TCM.
Relacionadas
Venezuela anuncia soltura de mais 177 detidos em atos contra as eleições
Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas
Lutador brasileiro ex-UFC sofre fratura no pênis durante treino